EXCLUSIVO: Vasco de olho em técnico da SÉRIE A e presidente adversário responde!

Josh Wander, CEO da 777 Partners e dono da Vasco SAF
Foto: Leandro Amorim/Vasco

A saída de Ramón Díaz do Vasco criou um problema e tanto para a diretoria da 777 Partners, empresa responsável pela gestão de futebol do clube carioca.

Como tem sido divulgado, o Gigante busca um técnico estrangeiro, mas não fecha as portas para um brasileiro de bom nível que saiba domar um elenco de jogadores veteranos e renomados além de jovens talentosos.

E uma informação que chega agora é que o Vasco pode estar de olho num técnico campeão da Série A.

Jair Ventura, técnico do Vasco?

Jair Ventura, técnico do Atlético-GO – Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Jair Ventura, do Atlético-GO, pode estar sendo sondado nos bastidores pelo Cruzmaltino para substituir Ramón Díaz no comando do clube carioca.

Campeão estadual pelo Dragão em 2024, o nome do técnico foi ventilado na Colina por conta do seu estilo agregador e bons resultados ao longos dos últimos anos.

Filho do mítico craque Jairzinho, Jair Ventura tem 45 anos e chamou a atenção no Botafogo, em 2016, quando salvou o clube do rebaixamento e, um ano depois, com um elenco limitadíssimo, chegou às quartas de final da Taça Libertadores, sendo eliminado somente pelo futuro campeão Grêmio.

Também foi com o Alvinegro às semifinais da Copa do Brasil e fez mais uma boa campanha no Brasileirão de 2017.

Em 2018, chegava ao Santos, mas após sete meses foi demitido sem deixar saudades. Da Vila Belmiro foi para Itaquera onde treinou o Corinthians naquele mesmo ano e conseguiu um vice-campeonato da Copa do Brasil.

Mas derrotado nos dois jogos pelo Cruzeiro, foi taxado de retranqueiro e então passou a perambular por times de menor expressão como Sport, Chapecoense, Goiás e agora, Atlético-GO.

Jair Ventura no Botafogo – Foto: Vitor Silva/SSPress/BFR

Jair Ventura renasce no Dragão

Apesar de boas campanhas – quase todas salvando os times do rebaixamento e sem nenhum título -, Jair Ventura conseguiu enfim, recuperar seu protagonismo inicial.

Ao assumir o Atlético-GO em julho de 2023, na 11ª colocação, ele conduziu o time a uma guinada improvável de acesso à Série A do Brasileirão.

Ao todo, foram 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 19 jogos, um aproveitamento de 64,9% dos pontos disputados, a melhor campanha de todo o segundo turno da competição.

Em 2024, Jair Ventura conseguiu seu primeiro título ao vencer o Campeonato Goiano com o Dragão e alcançou a marca de 15 vitórias consecutivas, tornando-se assim a maior sequência de vitórias da história do futebol local.

Por conta de seu desempenho recente com elencos limitados, o treinador carioca virou uma opção no Vasco da Gama de 2024.

Além disso, por falar inglês e francês fluentemente, a comunicação com a direção da empresa estadunidense 777 Partners e com o craque do Vasco, Dimitri Payet, oriundo do país europeu, seria muito mais próxima.

Jair Ventura foi campeão goiano em 2024 – Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Presidente do Dragão fala com o Vascaino.net

Por conta desse suposto interesse do Vasco, o Vascaino.net foi entrar em contato com o presidente do Atlético-GO, Adson Batista a respeito de uma possível negociação.

Apesar das especulações, o dirigente foi taxativo:

Desconheço essa informação.

Assim sendo, o nome de Jair Ventura pode ser uma opção discutida somente nos bastidores da Colina.