O empate do Vasco por 1×1 contra o Coritiba e a 14ª colocação no Campeonato Brasileiro, a dois pontos do Z4, acendem o alerta em São Januário. Com isso, sem dúvida, o nome de Maurício Barbieri como treinador começa a ser fritado no caldeirão da torcida vascaína.
Mas apesar de muita insatisfação vindo das arquibancadas, quais poderiam ser os nomes que poderiam acalmar e dar um novo ânimo a um time que foi eliminado precocemente da Copa do Brasil, não chegou às finais do Campeonato Carioca e flerta com a zona de rebaixamento com cinco rodadas?
O Vascaino.net apurou três possibilidades que já estão sendo ventiladas nos corredores da Colina Histórica. Confira abaixo:
Rogério Ceni
Nas redes sociais é o preferido da torcida do Vasco. Rogério Ceni foi recentemente demitido do São Paulo onde foi vice-campeão da Sul-Americana 2022. Também foi campeão brasileiro em 2020 e da Supercopa 2021 pelo Flamengo e é constantemente apontado como quem iniciou o status que o Fortaleza tem hoje no país ao ser bicampeão cearense e da Copa do Nordeste.
Seus times primam por um forte conjunto onde ataque e defesa andam em bloco, mas aos poucos, suas equipes perdem a força e seu trabalho acaba muito questionado. No entanto, seu trato com os atletas é o diferencial e recentemente, foi divulgado que Ceni teria ficado bastante irritado quando a diretoria do São Paulo vendeu o zagueiro Léo para o Vasco.
Roger Machado
Constantemente ligado ao Vasco por conta de sua luta pela causa antirracista no futebol, Roger Machado está sem clube desde que saiu do Grêmio em setembro de 2022.
Apesar de quase sempre escolher iniciar uma temporada completa, Roger pode ser um nome interessante principalmente porque seu trabalho se caracteriza por um boom de alto rendimento inicial e depois uma inevitável queda.
Apesar disso conquistou títulos e classificações para a Libertadores por times como o já citado Grêmio, o Atlético-MG e o Bahia. Com esse currículo, é possível de criar um esquema que possa colocar o Vasco nas melhores posições do Brasileirão.
Jorginho
Último treinador do Vasco antes de Barbieri, Jorginho foi o comandante responsável pelos dois acessos mais recentes do Gigante e também por seu último título: o Campeonato Carioca de 2016, conquistado de forma invicta.
Em uma entrevista recente, Jorginho falou que havia ficado machucado por não ter sido convidado pela 777 Partners a continuar com seu trabalho no clube. De fato, a empresa estadunidense buscava um outro perfil, mais jovem, que se adequasse às novas tendências de uma sociedade anônima.
No entanto, por conhecer São Januário profundamente (campeão como jogador e treinador), pode ser uma opção visando as melhores classificações no Brasileiro. Além disso, a janela de meio de ano pode ajudá-lo a encorpar o seu elenco.
O que diz a 777 sobre um novo técnico para o Vasco?
Apesar de vir de uma sequência de quatro jogos seguidos sem vencer pela Série A, ninguém da 777 fala sobre o assunto. Mesmo com toda a pressão sobre Maurício Barbieri, a empresa não pensa em demitir o treinador.
Segundo algumas informações apuradas, o assunto sequer é debatido pelos executivos que comandam o Vasco hoje.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.