Nosso orgulho! São Januário completa 96 anos!

Vasco; São Januário
Foto: Divulgação Vasco

São Januário. A Colina Histórica. O estádio do Vasco da Gama. Faltam predicados para enaltecer um dos maiores orgulhos dos torcedores vascaínos. Ainda mais no dia de hoje onde há 96 anos atrás, no dia 21 de abril de 1927, era erguido um dos maiores símbolos da história do clube.

Criado para combater a elite da época que – mais uma vez – tentava impedir o verdadeiro clube do povo de ascender no futebol, São Januário se tornou mais dos mais poderosos e icônicos templos do futebol mundial.

São Januário é Vasco, São Januário é Brasil

Construído com recursos próprios dos torcedores, o estádio que viria a ser a Colina Histórica chegou a ser o maior da América do Sul. Palco de jogos da Copa do Mundo de 1950, de discursos do presidente Getúlio Vargas, do início das leis trabalhistas, de concerto do maestro Villa-Lobos e até de desfile das escolas de samba, São Januário é muito mais que um simples local para jogar futebol. É parte da história do Brasil.

Hoje, os torcedores do Vasco clamam por uma total modernização do estádio. É sabido que São Janú, como também é carinhosamente chamada a casa do Gigante, não comporta mais seus apaixonados fãs. Recentemente, o CEO Luiz Mello disse que uma total reforma é algo complexo e que mudanças graduais estão sendo feitas.

No entanto, é fundamental que São Januário continue sendo a casa onde o vascaíno possa se sentir acolhido e respeitado. Para que seus 96, 97, 98, 99, 100, 200 anos sejam celebrados como ele merece e foi construído para ser: a casa do Clube de Regatas Vasco da Gama.