Vasco e samba: um caso de amor; conheça a história do ano que São Januário recebeu o desfile campeão da Portela

Em época de Carnaval, toda boa lembrança da festa vale a pena. E se tem uma coisa que combina com samba é futebol. E quando se junta esses dois elementos da alegria, o Vasco não poderia ficar de fora.

Com tantas histórias bonitas vindas do clube dono da maioria delas, você sabia que São Januário já sediou o desfile das escolas de samba? Sim, foi no ano de 1945, em plena Segunda Guerra Mundial. E campeã foi a Portela de nosso tremeeeendo vascaíno, Paulinho da Viola, testemunha ocular do momento.

Portela em São Januário em 1945 – Foto: Reprodução YouTube

100 anos de Portela

A Portela completa 100 anos neste Carnaval e desfilha hoje entre 23h e 23h10 na Marquês de Sapucaí. A saber, uma das páginas de sua história vencedora foi escrita em São Januário. O estádio do Vasco foi palco de um dos títulos de Azul e Branca de Madureira, a maior vencedora da folia carioca. Mas por que isso aconteceu? Saiba mais abaixo.

Os desfiles das Escolas de Samba começaram em 1932, na Praça Onze. No fim de 1944, o Brasil envia tropas para a Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados e o fato fez com que uma parcela da sociedade do Rio de Janeiro, então capital do país, questionasse a realização do Carnaval.

Sem poder utilizar a tradicional Avenida Rio Branco, a Liga de Defesa Nacional (LDN) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), que organizavam a festa, foram socorridas pelo Vasco da Gama que abriu as portas da Colina Histórica.

Anúncio dos desfiles em São Januário – Foto: Reprodução YouTube

Como São Januário era o principal palco nacional à época, com grandes eventos esportivos, políticos e culturais sendo realizados em seu espaço, nada mais natural que fosse utilizado para acolher a maior festa popular do Brasil.

Apesar de poucos registros, o desfile de 1945 foi realizado na pista de atletismo que já não existe mais na Colina. Infelizmente, a imprensa só lembrou do espetáculo para registrar o triste incidente que marcaria aquele ano, que foi a briga entre integrantes da “Depois Eu Digo”, do Morro do Salgueiro, e da “Cada Ano Sai Melhor”, do Morro de São Carlos. 

O assassinato do sambista Matinada, em pleno estádio, motivou uma briga de tristes recordações para a história das escolas. O episódio acabou com a prisão de Avelino dos Santos, o Bicho Novo, liberado apenas meses depois, quando finalmente os policiais confirmaram a veracidade de seu depoimento, pois o famoso mestre-sala do Morro de São Carlos não tinha comparecido ao desfile em São Januário.

Ala das baianas da Portela em 1945 – Foto: Reprodução YouTube

A dinastia vencedora de Vasco e Portela

A década de 40 é a marca de uma grande dinastia no futebol e Carnaval carioca. Isso porque foi a época da sequência de títulos para Vasco e Portela. Foram sete títulos para a Azul e Branca, enquanto o Cruzmaltino viu a formação do seu inesquecível “Expresso da Vitória” que durou de 1945 até 1953 e teve seu ápice em 1948, quando a equipe de São Januário conquistou o Sul-Americano de Campeões e se tornou o primeiro campeão continental do mundo.

Já a Portela venceu, de forma ininterrupta, os carnavais de 1941 a 1947, até hoje a maior sequência da história dos desfiles no Rio de Janeiro.

YouTube video