Mundo da Bola: Dia de sorteio! Brasil pode pegar grupo da morte na Copa do Mundo; confira as possibilidades

Foto: MICHAEL REGAN/FIFA/GETTY IMAGES

O mundo da bola irá parar hoje (01), às 13h, para descobrir qual será o caminho do Brasil na Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Neta tarde, a Fifa comandará sorteio das chaves que envolverão a disputa do Mundial, já que se encontra com a maioria de seus participantes definidos, definindo o caminho necessário para a Seleção Brasileira conquistar o hexa campeonato. A estrada até o título, porém, pode não ser tão tranquila, já que o selecionado brasileiro encara a real possibilidade de cair em um “grupo da morte”. Confira as possibilidades abaixo.

“Sacanagem”! Vasco se irrita e desiste de transferência após “leilão” de empresário

Atualizado na última quinta-feira (31), o ranking do principal órgão regulador do futebol mundial se encontra como o princípio regulador da posição das seleções entre os quatro potes. O Brasil, que com a mais recente atualização se tornou o líder da lista, se encontra no pote de número um como cabeça de chave. Enquanto isso, Alemanha e Holanda, por exemplo, estarão localizadas no pote número dois, abrindo uma brecha para a elaboração de um verdadeiro “grupo da morte”. Confira a disposição dos potes abaixo:

  • CABEÇAS DE CHAVE: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
  • POTE 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
  • POTE 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
  • POTE 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem
Grupos Brasil
Foto: Divulgação/Globo Esporte

Com o intuito de promover uma maior diversidade nos grupos, existem quatro restrições impostas pela Fifa: com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo; não pode haver mais do que dois europeus por grupo; as ainda pendentes três seleções que se classificarão em junho se encontrarão no pote quatro, independente de seu ranking; equipes vindas da repescagem também se aplicam à restrição de número de seleções por continente.

As seleções que ainda não foram definidas e farão parte do pote 4 serão conhecidas somente após confrontos únicos que serão realizados em junho. Os jogos decisivos envolverão Costa Rica x Nova Zelândia, País de Gales x Escócia/Ucrânia e Peru x Austrália/Emirados Árabes.

Confira os últimos cinco grupos do Brasil em Copas do Mundo:

2002: Grupo C – Brasil, Turquia, Costa Rica e China.

2006: Grupo F – Brasil, Austrália, Croácia e Japão.

2010: Grupo G – Brasil, Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte.

2014: Grupo A – Brasil, México, Croácia e Camarões.

2018: Grupo E – Brasil, Suíça, Sérvia e Costa Rica.