Joel Santana detona Jorge Salgado: “Achou que eu queria emprego”

Joel Santana, Vasco (Foto: Divulgação)

O treinador Joel Santana resolveu detonar a gestão do Vasco em seu canal do Youtube. O profissional criticou com veemência o presidente Jorge Salgado e alguns jogadores do atual elenco. Sobrou até para o atacante Germán Cano, que não renovou contrato e acabou deixando o Gigante da Colina recentemente.

”Aquele zagueiro do Vasco me irritou muito. O líder que não é líder. Castan, Jabá, um tal de Cano, que é artilheiro p**** nenhuma… Não dá! O Vasco é o Vasco, não vem com Cano, Castan, Jabá, isso não vai dar liga, falei com o Salgado há 4 meses ele achou que eu queria emprego, e eu queria era ajudar. Adoro o Salgado, mas ele errou muito”, disse o Papai, que seguiu recalamando do mandatário vascaíno.

”O que eu vou falar do Vasco, uma equipe que acabou em 10º lugar na Série B! Salgado, estou de saco cheio! Não aguento mais falar de você, falar das suas escolhas, e você depois vem quere me cobrar. Não venha mais com conversa fiada, a torcida do Vasco vai começar te cobrar daqui pra frente.

YouTube video

Joel Santana como treinador

Joel Natalino Santana, ou apenas Joel Santana, é um dos mais conhecidos treinadores do futebol brasileiro. No entanto, poucos sabem que na década de 1970, este carioca nascido em 25 de dezembro de 1948 foi um modesto zagueiro com passagem efêmera por dois clubes: Vasco da Gama e América de Natal. Após dois anos longe dos gramados, no dia 12 de dezembro de 2016, Joel Santana foi apresentado como técnico do Boavista-RJ. Deixou o cargo em 22 de abril de 2017 para assumir outra função no mesmo clube, o de consultor de futebol.


Joel começou a trabalhar como treinador em 1981 no Al Wasl Club, dos Emirádos Árabes, onde permaneceu durante cinco anos. Em 1986 retornou ao Brasil para comandar o Vasco, mas logo voltou ao mundo árabe, desta vez para o Al Hilal da Arábia. Seu primeiro título só veio em 1992, quando comandou o Vasco na conquista do título carioca. Em São Januário levantou também o Campeonato Brasileiro em 2000, a Copa Mercosul no mesmo ano e o Campeonato Carioca de 1993. Também foi campeão baiano por Bahia e Vitória, e carioca por Fluminense, Flamengo e Botafogo.

Joel Santana, Vasco

Conhecido por orientar seus jogadores com uma prancheta, Joel faz o estilo paizão. Amigo dos jogadores, ganhou uma desconfortável reputação nos últimos anos: ser lembrado pelos cartolas apenas quando seus clubes estão passando por momentos complicados. Em 2008, dirigiu o Flamengo, sendo campeão estadual e em seguida transferiu-se para a Seleção da África do Sul, onde permaneceu até 2009, sendo substituído por Carlos Alberto Parreira. No começo de 2010 voltou ao futebol carioca, para dirigir o Botafogo, onde conquistou mais um título estadual, vencendo os dois turnos: a Taça Guanabara (diante do Vasco) e a Taça Rio (contra o Flamengo).

Após a conquista, Joel foi convidado para comandar o Flamengo, (classificado para as oitavas de final da Libertadores), que demitiu o técnico Andrade, mas ele acabou ficando no clube da Estrela Solitária. Em 22 de março de 2011, após forte cobrança da torcida botafoguense, o comandante pediu demissão do cargo. E no dia 20 de junho de 2011, com a demissão de Cuca do Cruzeiro, Joel Santana assumiu o time mineiro.

A passagem do “Papai Joel” pela Raposa foi curta. Em 2 de setembro daquela temporada, após derrota em casa para o Figueirense por 4 a 2, o treinador foi desligado do clube. Em 2011, após deixar o comando técnico do Cruzeiro, Joel aceitou o convite para dirigir o Bahia, na Série A do Campeonato Brasileiro.