Ex-técnico de rival do Vasco é duro ao criticar posicionamento de Payet: “Estúpido quem faz isso com ele”

Dimitri Payet, do Vasco
Foto: Leandro Amorim

Dimitri Payet é o grande nome do time do Vasco. Desde sua chegada, em agosto de 2023, o francês é o camisa 10 pedido pela torcida e tão em falta no futebol mundial.

De lá para cá, foram três gols – um deles histórico -, uma assistência e um desfile de dribles, passes e lançamentos. Contudo, obviamente, os números ainda são baixos para um craque dessa estirpe.

A adaptação ao futebol brasileiro, a falta de ritmo e o peso foram alguns dos problemas enfrentados por Payet. Porém, um ex-técnico do rival Flamengo apontou outros fatores.

Segundo Jorge Sampaoli, que treinou o francês no Olympique de Marseille, o esquema tático de um time deve girar em torno do craque e não o contrário:

“Jogadores como Payet brincam com os olhos e não com os pés. Eles têm tudo claramente em suas cabeças. Não diga a ele para voltar. Ele está perto da área adversária e espera a bola. Porque às vezes ele queria desistir para jogar, voltava muito e não tinha mais as coisas em mente”.

E continuou:

“Mas não, não é Payet quem deve ir até você, é você quem deve ir até ele. Quando você chega em Payet, quando ele se vira e olha para a superfície, você sabe que algo vai acontecer, sempre”.

Sampaoli tentou alertar Payet ao vir pro Vasco

Ainda de acordo com as palavras de Sampaoli, quando assinou com o Vasco, Payet procurou seu ex-treinador que o avisou sobre o futebol brasileiro:

“Falei para ele tomar cuidado, porque não era futebol para ele porque no Brasil tem muitas viagens, exige muita energia, é um campeonato muito disputado. Ele iria chegar a um lugar onde o nível de exigência seria muito alto e o de intensidade quase excessivo. Mas ele veio, está motivado e feliz aqui. Isso me deixa feliz por ele”.

Por fim, Sampaoli sugeriu como o Vasco deve utilizá-lo:

“Talento, não devemos tentar estruturá-lo, limitá-lo, talento…é talento! Você deixa ele se expressar. Devemos dar liberdade, mas sabendo claramente que posição devem ocupar. Porque você não vai pedir a Payet para correr 70 metros em uma direção e 70 metros na outra. Isso seria estúpido”

YouTube video