Efeito Borboleta: Brasileirão 2023 poderia ter campeão e rebaixado diferentes

Payet, Vasco
Foto: Leandro Amorim

O Brasileirão 2023 foi decidido nos detalhes, com o Palmeiras conquistando o título após uma virada histórica sobre o Botafogo na 31ª rodada.

No entanto, quatro momentos decisivos da competição poderiam ter mudado o rumo do campeonato, de acordo com uma simulação realizada pelo Lance! usando como base a metáfora do efeito borboleta, parte integrante da Teoria do Caos cuja tese básica sugere que mudanças insignificantes no início de um determinado evento podem gerar outras profundas no futuro, o que tornaria o sistema caótico e impossível de ser previsto.

Grêmio x Corinthians

Em um primeiro cenário, se o árbitro marcasse pênalti para o Grêmio contra o Corinthians na 15ª rodada, o Tricolor gaúcho seria campeão. O lance aconteceu nos acréscimos do jogo, quando Ferreira cruzou na área e a bola tocou no braço de Yuri Alberto. O VAR não recomendou revisão e posteriormente a CBF reconheceu o erro.

YouTube video

Botafogo x Palmeiras

Em outro cenário, se Tiquinho Soares convertesse o pênalti contra o Palmeiras na 31ª rodada, o Botafogo seria campeão. O Glorioso abriu três gols de vantagem no primeiro tempo, mas desperdiçou a cobrança e o Verdão conseguiu a virada.

YouTube video

Vasco x América-MG

Em um terceiro cenário, se Payet errasse a falta contra o América-MG na 34ª rodada, o Vasco seria rebaixado. O gol do francês garantiu a vitória do Cruzmaltino, que terminou o campeonato com apenas três pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.

YouTube video

Santos x Fortaleza

Por fim, se Marcos Leonardo fizesse o gol praticamente na marca do pênalti contra o Fortaleza na 38ª rodada e segurasse o placar, o Santos não seria rebaixado. Mas na verdade, o Peixe perdeu o jogo por 2×1 e vai jogar a Série B em 2024.

YouTube video

Tabela do Brasileirão 2023 segundo a Teoria do Caos

Com base nos resultados dos quatro cenários hipotéticos, a tabela do Brasileirão 2023 ficaria da seguinte forma:

Briga pelo título

  • 1º – Grêmio (70 pontos)
  • 2º – Palmeiras (67 pontos)
  • 3º – Botafogo (67 pontos)

Briga contra o rebaixamento

  • 15º – Santos (46 pontos)
  • 16º – Bahia (44 pontos)
  • 17º – Vasco (43 pontos)

É importante ressaltar que essa é apenas uma simulação, e que os resultados reais do Brasileirão 2023 foram os que conhecemos. No entanto, o texto mostra como mesmo pequenas mudanças podem ter um grande impacto no curso de uma competição.