Após um fraco primeiro tempo, o Vasco conseguiu se reerguer na partida e conseguiu um empate de 1×1 contra o Coritiba, no Couto Pereira, em uma noite fria da última quinta-feira (11).
Mas o que de fato mudou? Segundo o técnico Maurício Barbieri foi preciso um puxão de orelhas para que o time acordasse. Mas não somente isso:
Fizemos um primeiro tempo muito abaixo daquilo que a gente pode produzir, e foi um dos temas que conversamos no intervalo. Acho que no segundo tempo a gente conseguiu, em função das mudanças de postura e alguns ajustes, ter um domínio grande do jogo. Faltou finalizar mais, gerar mais ocasiões de gols, mas conseguimos ter o domínio. Fizemos o gol com mérito e não me surpreenderia se tivéssemos conseguido o segundo gol. Em uma análise geral, é isso.
De fato, a equipe veio completamente diferente da primeira etapa, mas as substituições de Andrey Santos, Rodrigo, Gabriel Pec e Alex Teixeira por Matías Galarza, Figueiredo, Lucas Orellano e Erick Marcus foram essenciais para uma mudança de postura.
Jair também foi fundamental no time do Vasco
Além disso, outro que melhorou consideravelmente ao ser realocado no campo foi Jair. Ao ir para a primeira volância, soube segurar mais a bola e acertar 81 de 83 passes (97%), lançar corretamente 6 de 7 vezes e ainda conseguir mais três desarmes e vencer 11 disputas.
No entanto, foi quando Luca Orellano assumiu o lugar de Gabriel Pec, que vinha surpreendentemente muito mal na partida, que o Vasco melhorou de vez. Graças a individualidade do gringo em mudar uma partida terrível que o Cruzmaltino conseguiu chegar ao empate.
Orellano abriu do meio para o lado direito, driblou dois marcadores e clareou a jogada ao achar Galarza que cruzou na área. A bola passou por Pedro Raul e ficou com Erick Marcus que tocou por baixo do goleiro Gabriel aos 34′.
Por fim, Barbieri falou sobre como enxergou esse momento do time do Vasco:
Tiramos dois volantes e acabamos colocando um homem aberto, começou com o Figueiredo fazendo essa função, tentou abrir um pouco mais a defesa do Coritiba. A gente sabia que eles iam se retrair bastante. NO primeiro tempo foi um jogo mais igual, mas muito em função deles estarem vencendo muito as segundas bolas e não por domínio. A gente tentou ocupar mais os espaços, circular mais a bola para gerar mais desequilíbrio na última linha deles, acho que conseguimos fazer isso relativamente bem. Mas, como eu falei, falta ainda finalizar mais e conectar melhor
Apesar do quarto jogo seguido sem vitória, o Vasco ficou com seis pontos e no 14° lugar na tabela de classificação. Na próxima rodada, o Gigante da Colina recebe o Santos, em São Januário no domingo (14) às 16h.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.