Conheça 10 fatos incríveis sobre São Januário

Polícia Militar garante: Jogos do Vasco podem ser realizados em São Januário
Foto: Divulgação Vasco

Que São Januário é a casa do Vasco todo o mundo sabe. Mas existem alguns fatos interessantes sobre esse mítico estádio que poucas pessoas se lembram. Por isso, neste dia tão especial onde a Colina Histórica celebra 96 anos, vamos mostrar 10 acontecimentos sobre esse ícone do futebol carioca e brasileiro.

1 – Foi construído com o dinheiros dos vascaínos

Notória não só para os vascaínos mas para todo e qualquer amante de futebol, a linda história da construção de São Januário é contada de geração para geração.

Como se sabe, o Vasco sempre usou como estádio o campo do extinto clube Andarahy, que depois se tornou campo do América, e onde hoje está o Shopping Iguatemi, atual Boulevard Rio Shopping. Após vencer a primeira divisão em 1923 com os Camisas Negras, a diretoria vascaína já traçava planos para a construção de sua casa.

Contudo, a ideia só foi levada adiante quando a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) tentou impedir a inclusão do Vasco na nova liga por conta da falta de um estádio próprio. Tentando esconder seu racismo e preconceito com o Cruzmaltino campeão, o clube não se fez de rogado e com o apoio de uma intensa arrecadação de sócios e demais vascaínos, construiu o maior estádio da América do Sul à época.

Fachada do Estádio de São Januário no ano de sua inauguração em 1927

2 – Já foi o maior estádio da América do Sul

Sim, como citado acima, São Januário já foi o maior palco de futebol da América do Sul até a inauguração do Estádio Centenário, no Uruguai para a Copa de 1930.

Até 1940, quando foi inaugurado o Pacaembu em São Paulo, o estádio era o maior do Brasil e, até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do estado do Rio de Janeiro.

Após mais de 90 anos desde sua inauguração, esse templo do futebol continua sendo o maior estádio particular do Rio.

O Estádio de São Januário com cerca de 60 mil espectadores no dia 13 de novembro de 1927 para a decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções, onde os Cariocas venceram os Paulistas por 2 a 1 e ficaram com o título

3 – Primeiro estádio a receber jogos noturnos no Brasil

Em 31 de março de 1928, foram inaugurados os refletores de São Januário, já com a famosa arquibancada em curva atrás de um dos gols concluída. O jogo foi contra o time uruguaio Wanderers e o Cruzmaltino venceu por 1 a 0, com um gol olímpico do ponta-esquerda Santana.

Mais uma vez pioneiro, foi o primeiro estádio brasileiro a ser iluminado por refletores.

Arquibancadas atrás do gol de São Januário à luz dos refletores

4 – Discursos do presidente Getúlio Vargas

Nas décadas de 1940 e 1950, sempre no dia 1º de maio, o então presidente da república Getúlio Vargas costumava promover em São Januário eventos cívicos em homenagem ao Dia do Trabalho. Geralmente, o presidente aproveitava a ocasião para anunciar alguma medida de proteção ao trabalhador.

Em 1940, Getúlio Vargas anunciou, da tribuna de São Januário, a criação do salário-mínimo e no ano seguinte, declarou a instalação da Justiça do Trabalho.

Getúlio Vargas em São Januário para solenidade do Dia do Trabalho em 01/05/1941

5 – Coral regido pelo maestro Heitor Villa-Lobos

Foi também em São Januário que ocorreram os corais do maestro Heitor Villa-Lobos, que em 1940 reuniu 40.000 estudantes das escolas do Distrito Federal num coral de canto orfeônico.

6 – Desfile das escolas de samba

O estádio também sediou o Desfile das Escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos de 1943 e 1945. Em 1943, foi apenas um desfile comemorativo promovido pela primeira-dama, Darci Vargas. Mas em 1945, foi feita a competição oficial, que teve como campeã a Portela com o enredo “Brasil Glorioso“.

Essa história contamos aqui.

Portela em São Januário em 1945 – Foto: Reprodução YouTube

7 – Show dos Menudos

Em 1985, São Januário foi palco do show do grupo porto-riquenho Menudos. A imprensa estimou o público em 80 mil e os organizadores falaram em 130 mil espectadores. Devido ao grande número de pessoas, milhares não conseguiram entrar para o show, e duas jovens morreram pisoteadas.

8 – Estádio mais raiz da Série A

Até hoje, São Januário é considerado um estádio que guarda o verdadeiro espírito raiz do futebol brasileiro. Dentre todos os clubes gigantes do nosso país, com certeza é o mais icônico.

No dia 30 de abril de 2002, o Travel Channel, famoso canal de televisão especializado em turismo, realizou pesquisa que incluiu São Januário entre os sete melhores estádios do planeta para se assistir uma partida de futebol, junto com Camp Nou (Barcelona), Giuseppe Meazza (Internazionale e Milan), La Bombonera (Boca Jrs.), Ibrox Stadium (Rangers Football Club), Stamford Bridge (Chelsea) e o Estádio Olímpico de Munique, na Alemanha.

No entanto, uma reforma é esperada para a Colina Histórica, visto que já não comporta mais a paixão dos vascaínos.

São Januário
A estrutura atual de São Januário

9 – Palco do milésimo gol de Romário

Romário foi um dos maiores atacantes da história do futebol mundial. Cria de São Januário, o Baixinho foi o maior responsável pelo tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira e teve a honra de marcar seu milésimo gol no mítico estádio.

Em 2007, num jogo pelo Campeonato Brasileiro, Romário alcançou essa marca com um gol de pênalti sobre o Sport na vitória por 3×1. No mesmo ano, uma estátua do craque foi inaugurada no campo de São Januário.

YouTube video

10 – Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história de São Januário

Por fim, como não poderia deixar de ser, Roberto Dinamite, o MAIOR DE TODOS, é também o maior artilheiro da história de São Januário. Autor de 184 gols, o eterno ídolo do Vasco deixou mais uma marca em sua impressionante história dentro da Colina.

Em abril de 2022, o clube inaugurou uma estátua para o seu maior ídolo.