Zé Maria abre o jogo sobre gol inesquecível contra o Santos e projeta clássico.
Um gol que entrou para a história
Ex-lateral do Vasco, Zé Maria guarda com carinho a lembrança do gol marcado contra o Santos, na final do Torneio Rio-São Paulo de 1999. Foi no Morumbi que o jogador, com sua tradicional “batida seca”, abriu o placar da vitória por 2 a 1 que garantiu o tricampeonato da equipe cruzmaltina. “Não fui de fazer muitos gols, então esse para mim foi muito especial, principalmente pelo título e pelo adversário”, relembrou o ex-jogador.

Reencontro no Brasileirão
O clássico entre Santos e Vasco volta a acontecer neste domingo (17), às 16h (de Brasília), no Morumbis, pela 20ª rodada do Brasileirão. A equipe comandada por Fernando Diniz busca reação imediata, já que ocupa a 17ª colocação e está dentro da zona de rebaixamento. A memória da decisão de 1999, marcada pelo gol de falta de Zé Maria, reforça a carga histórica que sempre envolve o confronto.
De herói em campo a treinador
Com mais de 15 anos de carreira, Zé Maria fez pouco mais de 40 gols como profissional, mas o de 1999 segue entre os mais marcantes. Hoje, ele trilha um novo caminho no futebol, atuando como treinador do Olbia, da quarta divisão da Itália. Mesmo longe de São Januário, o ex-lateral segue acompanhando o futebol brasileiro e guarda com orgulho as lembranças da época em que ajudou a escrever capítulos importantes da história vascaína.
Santos precisa reagir na Vila Belmiro, mas enfrenta um Vasco que vem marcando fora de casa. O equilíbrio deve gerar oportunidades para ambos os lados.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.