Vasco e Santos farão um jogão amanhã (01) em busca dos três pontos no Campeonato Brasileiro. O jogo ganhou aspecto de final, principalmente após o Cruzmaltino ultrapassar o Peixe na tabela e deixar a zona de rebaixamento.
Mas se hoje, o motivo de ambos se enfrentarem tem ares mais modestos – a luta para escapar do Z4 -, em 1974, a causa era mais nobre
Em campo, estavam dois esquadrões do futebol brasileiro duelando no mítico Maracanã. De um lado, o Vasco do eterno Roberto Dinamite, do outro, o Santos do Rei Pelé.
O camisa 10 vascaíno iniciou uma jogada pelo lado direito e tocou para Zanata. O meia arrancou e cruzou para Luiz Carlos cabecear sem chances para o goleiro santista Agustín Cejas.
No final da segunda etapa, o Vasco fez uma falta na entrada da área. Pelé pegou a bola e emendou um balaço no ângulo de Andrada para empatar a partida. Este seria o último gol do maior ídolo do futebol mundial marcaria no Campeonato Brasileiro.
Nos minutos finais, o Vascão fez novamente a sua imensa torcida bem feliz explodir de vez. Após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou nos pés de Roberto Dinamite dentro da pequena área que fuzilou para as redes.
A partida terminou 2×1 para o Gigante que avançou para ser campeão brasileiro daquele ano com o jovem Dinamite sendo artilheiro do mesmo campeonato em que Pelé jogou. Posteriormente, se tornaria o maior goleador de todos dos tempos do Campeonato Brasileiro.
Veja os gols abaixo:
Veja também:
Roberto Dinamite falou sobre essa vitória do Vasco e o elogio de Pelé
Alguns anos depois, Roberto Dinamite falou sobre esses confrontos históricos contra o maior jogador de todos os tempos.
Veja abaixo as palavras do nosso eterno camisa 10:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.