fernando diniz no vasco em foto de Matheus Lima CRVG
foto: Matheus Lima / CRVG

Vegetti agradece! Diniz muda estratégia e promete mais gols; entenda

Novo técnico do Vasco observa Philippe Coutinho como peça-chave e planeja atacar o Lanús com jogadas mais criativas e menos previsíveis

A estreia de Fernando Diniz pelo Vasco, marcada para esta terça-feira (13) contra o Lanús, na Argentina, deve mostrar já nos primeiros minutos uma das principais marcas do novo comandante: a valorização da posse de bola e do jogo associativo. E, nesse processo, um nome ganhou destaque absoluto no primeiro treinamento da equipe sob seu comando: Philippe Coutinho.

Segundo informações de bastidores e Diogo Dantas, Diniz teve sua maior ‘conexão’ inicial com Coutinho durante o treino de segunda-feira no CT Moacyr Barbosa. O meia, que voltou ao futebol brasileiro para ser protagonista, foi envolvido em conversas táticas e orientações técnicas intensas do novo técnico, que vê nele o “cérebro” para articular um Vasco mais ofensivo e inteligente com a bola no pé.

fernando diniz no vasco
Vasco TV

A missão imediata de Diniz é mudar o modelo de ataque que se tornou dependente de cruzamentos na área para aproveitar melhor o faro de gol de Vegetti. O argentino é um dos artilheiros do time na temporada, mas vinha sendo acionado de forma repetitiva, facilitando o trabalho das defesas adversárias. Agora, a proposta é explorar jogadas pelo meio, triangulações e passes em profundidade, muitas delas partindo dos pés do camisa 11.

Referências técnicas e mentais

Coutinho e Vegetti foram definidos internamente como as referências do novo Vasco: o primeiro como criador e maestro; o segundo como finalizador e homem de confiança no ataque. A ideia é que ambos concentrem as ações ofensivas do time, com o apoio de nomes como Rayan e Nuno Moreira pelos lados.

Vasco
Foto: Matheus Lima/CRVG

Ó novo técnico ainda teve pouco tempo para testar variações, mas já deixou claro que quer o time mais vertical, fluido e menos previsível. A estreia na Copa Sul-Americana será um bom termômetro para ver se a nova filosofia começa a surtir efeito — e se o Vascão consegue reagir após oito jogos sem vencer em 2025…