Vasco
Foto: Matheus LIma/CRVG

Vasco x Palmeiras em Brasília? Entenda o porquê da decisão de Pedrinho!

O Vasco deve mandar a partida contra o Palmeiras, válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo está previsto para o primeiro fim de semana de maio, entre os dias 3 e 4, e a decisão tem gerado reações entre os torcedores. Afinal, por que o Cruzmaltino abriria mão de atuar em São Januário, algo que a nova diretoria sempre priorizou?

A mudança do local da partida faz parte de um acordo firmado ainda na gestão da 777 Partners. No contrato assinado com a Metrópoles Sports, empresa responsável pela negociação, estava previsto que dois jogos do Brasileirão precisariam ser vendidos, além de partidas do Campeonato Carioca – como o duelo contra o Fluminense, que aconteceu no Nilton Santos no mês passado.

Em 2023, o primeiro jogo do acordo já foi realizado: o Vasco enfrentou o Verdão no Mané Garrincha, no segundo turno, e acabou derrotado por 1×0, com gol de Flaco López. Agora, para cumprir o contrato, o confronto entre as duas equipes nesta temporada deve, mais uma vez, acontecer em Brasília.

Times voltam a se enfrentar no Mané Garrincha – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Fator financeiro e clima favorável entre as torcidas de Vasco e Palmeiras

Apesar da insatisfação de parte da torcida, a venda do mando para a capital federal tem um forte apelo financeiro. No duelo do ano passado, quase 65 mil pessoas estiveram no estádio, gerando uma arrecadação de R$ 7,4 milhões. Além disso, as torcidas de Vasco e Palmeiras possuem uma relação amistosa, o que reduz significativamente os riscos de confrontos nas arquibancadas.

Com isso, a diretoria entendeu que, ao cumprir o contrato, poderia também garantir uma renda expressiva sem comprometer a segurança do evento.

Embora a CBF ainda não tenha divulgado a tabela detalhada do Brasileirão a partir da segunda rodada, a tendência é que a mudança do local do jogo seja confirmada nos próximos dias.

O que parecia ser uma garantia de jogos em São Januário esbarra em compromissos do passado, e o Vasco precisará abrir mão do fator casa ao menos uma vez nesta temporada.

Lance da partida entre Nova Iguacu e Vasco da Gama no Estadio Mane Garrincha em Brasilia em 07 de fevereiro de 2023. Foto: Daniel RAMALHO/VASCO