O que o Vasco precisa fazer para conquistar uma vaga na Libertadores 2025? Veja como a tabela pode ajudar!

Libertadores 1998, Vasco
Foto: Arquivo Vasco

A reta final do Brasileirão 2024 chegou, e o Vasco se encontra em uma situação delicada, mas ainda com chances de alcançar seu grande objetivo: garantir uma vaga na Libertadores de 2025. Após a eliminação na semifinal da Copa do Brasil, o foco da equipe voltou completamente para o Campeonato Brasileiro, onde o time tem nove partidas pela frente para buscar o tão sonhado retorno à competição sul-americana.

O risco de rebaixamento é baixo, com apenas 5,10% de probabilidade, enquanto a chance de disputar a Copa Sul-Americana ultrapassa 60%. No entanto, a vaga na Libertadores ainda é possível, embora as chances de alcançar o G-6 — que garante lugar na fase preliminar da competição — sejam de apenas 0,27%, segundo cálculos do Espião Estatístico, do portal ge. Mesmo assim, a esperança ainda não morreu, e a tabela de jogos pode ser uma aliada nessa difícil missão.

Classificação do Vasco
Vascão precisa vencer o Bahia, um rival direto pela vaga na Libertadores – Fotos: Leandro Amorim/CRVG

Como o Vasco pode chegar ao G-6?

Com 27 pontos ainda em disputa, o Gigante da Colina precisa vencer praticamente todos os seus próximos jogos. Se a equipe de Rafael Paiva conquistar as nove vitórias, chegará a 64 pontos, número suficiente para garantir uma vaga na Pré-Libertadores, baseado no desempenho do Red Bull Bragantino em 2023, que terminou a competição com 62 pontos e ficou com a sexta colocação.

Para igualar a pontuação de 62 pontos, o Vasco precisaria vencer oito jogos e empatar um. Não há margem para erros, e além de conquistar os próprios pontos, o time depende de tropeços dos rivais diretos.

No momento, o Internacional ocupa o sexto lugar com 50 pontos, ou seja, 12 pontos à frente do Cruzmaltino. O clube carioca precisa torcer para que o Colorado não faça mais de 12 pontos nas últimas nove rodadas.

Assim sendo, além de vencer suas próprias partidas, o Vasco depende do desempenho de outros clubes que estão na sua frente na tabela. Para aumentar suas chances de alcançar o G-6, a equipe precisa que:

  • Internacional (6º) faça, no máximo, 12 pontos nos 27 em disputa;
  • Bahia (7º) faça, no máximo, 15 pontos nos 24 que restam;
  • Cruzeiro (8º) faça, no máximo, 17 pontos nos 24 disponíveis;
  • Atlético-MG (9º) faça, no máximo, 20 pontos nos 27 que restam.

Outro fator que pode beneficiar o CRVG é a expansão do número de vagas para a Libertadores, o que acontece caso os campeões da Copa do Brasil, Sul-Americana ou Libertadores terminem o Brasileirão entre os seis primeiros colocados. Times como Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro e Flamengo, todos acima do Vasco na tabela, disputam essas competições, o que pode aumentar o número de vagas para até nove times, transformando o G-6 em G-9.

Se essa possibilidade se concretizar, o cálculo muda e as chances do Gigante aumentam. Considerando o desempenho dos times que ficaram entre o sétimo e nono lugar no Brasileirão de 2023, a equipe de São Januário precisaria:

  • Para o 7º lugar: seis vitórias e um empate;
  • Para o 8º lugar: seis vitórias e um empate;
  • Para o 9º lugar: seis vitórias.
Vasco
Time vai ter de torcer contra rivais Foto: Matheus Lima/CRVG

Os jogos decisivos que o Vasco tem pela frente

Nas próximas rodadas, o Cruzmaltino ainda enfrentará cinco adversários diretos na luta por uma vaga na Libertadores: Bahia, Botafogo, Fortaleza, Internacional e Atlético-MG. Esses confrontos serão fundamentais para determinar o futuro do clube. Confira a tabela de jogos:

(*datas a confirmar pela CBF)

Vasco
Caldeirão vai lotar para empurrar um Gigante – Foto: Dikran Sahagian/CRVG