Torcida do Vasco em São Januário, Copa do Brasil
Vasco planeja "show de luzes" - Foto: Leandro Machado/VascoTV

Vasco pode ficar sem São Januário na Copa Sul-Americana; entenda!

A campanha do Vasco na Copa Sul-Americana pode sofrer um grande impacto caso a equipe avance na competição. Isso porque o regulamento da Conmebol estabelece exigências de capacidade mínima para os estádios em diferentes fases do torneio, e São Januário pode não atender aos requisitos caso o time chegue às semifinais.

Atualmente, o estádio tem capacidade liberada para 21.419 torcedores, de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. Esse número é suficiente para cumprir a exigência de 10 mil lugares determinada pela Conmebol para a fase de grupos, garantindo que a equipe jogue em casa nos três primeiros confrontos como mandante.

No entanto, à medida que o Vasco avançar na competição, a situação pode mudar. Para os playoffs, oitavas de final e quartas de final, a exigência da entidade sul-americana é de 20 mil lugares, um número que São Januário ainda consegue atender sem problemas.

Siga o Vascaino.Net no YouTube

Vasco em São Januário – Foto: Matheus Lima/Vasco

Vasco vai precisar de outro estádio nas semifinais

Caso o Vasco chegue às semifinais da Copa Sul-Americana, a regra da Conmebol se torna um obstáculo. O regulamento exige que o estádio tenha capacidade para pelo menos 30 mil torcedores, bem acima do que São Januário comporta atualmente. Com isso, a equipe pode ser forçada a buscar uma alternativa para mandar seus jogos decisivos.

Dentre as opções disponíveis, o Nilton Santos e o Maracanã aparecem como possibilidades mais viáveis para o clube. Ambos os estádios têm estrutura e capacidade suficientes para atender às normas da entidade e já foram utilizados pelo Cruzmaltino em outras ocasiões.

Se conseguir chegar à grande decisão, o Gigante disputará o título em jogo único e campo neutro. A Conmebol já definiu que a final da Copa Sul-Americana de 2025 acontecerá no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 22 de novembro.

Vasco
São Januário é o Caldeirão da Colina – Foto: Raphael Freitas