Neste domingo (20), o Vasco entra em campo determinado a reverter sua situação na semifinal do Carioca e a vencer o Flamengo, em pleno Maracanã, se ainda quiser sonhar com uma vaga na final do estadual. Para isso, o Cruzmaltino precisará não só superar um rival que, constantemente, se gaba pela sua superioridade financeira e futebolística, mas também necessitará quebrar um ciclo recente de derrotas para seus rivais cariocas que vem assombrando o Gigante da Colina nesta temporada.
Cutucou! Atleta do Vasco aproveita visita de investidores para direcionar comentários ao Flamengo
Na temporada de 2022, o Vasco já acumula quatro derrotas seguidas para os rivais Fluminense, Botafogo e Flamengo. Contra o Tricolor das Laranjeiras, foi derrotado em um duelo válido pela nona rodada do Cariocão, pelo placar de 2×0; já para o Botafogo, a derrota foi mais sofrida, consolidada em pleno São Januário por 1×0. O Flamengo é quem se mostra na dianteira em relação aos outros dois, já que em duas partidas disputadas contra o Cruzmaltino neste ano, sagrou-se vitorioso em ambas as ocasiões; primeiramente na décima rodada da fase inicial, por 2×1, e, mais recentemente, no jogo de ida da semifinal do estadual, por 1×0.
Com os resultados mais recentes, o histórico de partidas recente entre Vasco e o Rubro Negro não se mostra favorável à equipe de Sâo Januário; nas últimas 20 disputas, foram registradas 10 vitórias do Flamengo, nove empates e somente um triunfo do Gigante da Colina. O retrospecto de mata-mata também se mostra preocupante por parte do Cruzmaltino, já que a equipe comandada por Zé Ricardo foi capaz de eliminar seu maior rival pela última vez em 2016, também em uma semifinal do Campeonato Carioca, disputada na Arena Amazônia.
Buscando inspiração para superar as expectativas e acabar com o retrospecto ruim, o Vasco poderá resgatar na memória a primeira passagem de Zé Ricardo pelo comando do clube, em 2017. Logo em sua estreia, Zé observou, das tribunas, sua equipe superar o Fluminense por 1×0, com gol de Ramon, em partida válida pelo Brasileirão daquele ano. Em seguida, no campeonato estadual, o comandante foi responsável por mais uma vitória diante do Tricolor das Laranjeiras, que levou o Cruzmaltino à final do Cariocão de 2018. Na partida de ida da decisão, levou o cube à vitória por 3×2 diante do Botafogo, só parando no Alvinegro na segunda partida, que empatou por 1×1 e, nos pênaltis, se viu derrotado por 4×3.
AGENDA
Tendo sofrido um revés na partida de ida, o Vasco se mantém focado para alcançar o triunfo no próximo domingo (20), às 16h, em embate contra o Flamengo, no Maracanã, válido pela partida de volta da semifinal do Cariocão.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.