Philippe Coutinho, um dos principais nomes do Vasco, pode não retornar aos gramados na partida decisiva contra o Athletico, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil. A expectativa de que o meia voltasse ao time era grande, mas o clube carioca está avaliando com cautela as condições físicas do atleta, antes de confirmar sua participação no confronto. O Cruzmaltino pretende tomar uma decisão hoje, quando o elenco viajará para Curitiba, local da partida.
O jogador não atua desde o dia 3 de agosto, quando foi titular no empate em 2×2 contra o Red Bull Bragantino, em São Januário. Na ocasião, Coutinho sofreu uma lesão na coxa esquerda, o que o afastou dos jogos por um período considerável. No entanto, o meia já está recuperado da lesão há duas semanas e voltou aos treinos.
Embora esteja clinicamente recuperado da lesão muscular, Philippe Coutinho enfrentou outro obstáculo que adiou seu retorno. O atleta testou positivo para Covid-19, o que o impossibilitou de participar de partidas importantes, como o duelo de ida contra o Athletico, e um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.
Nos últimos dias de agosto, Coutinho retomou os treinamentos no Vasco, focando em sua recuperação física. Na semana passada, o jogador realizou atividades de recondicionamento e, apesar de ter treinado separado no sábado, já voltou a se integrar ao grupo. A comissão técnica do clube afirma que o meia não apresentou nenhum problema recente de saúde ou lesão.
Gramado sintético da Ligga Arena preocupa Vasco
Apesar do retorno de Philippe Coutinho aos treinos, o Vasco adota uma postura cautelosa em relação à sua participação no jogo de quarta-feira (11). Um dos motivos de preocupação é o gramado sintético da Ligga Arena, estádio do Athletico. O tipo de gramado pode influenciar diretamente na recuperação de jogadores que passaram por lesões musculares, como é o caso de Coutinho.
A comissão técnica do Vasco entende que o meia ainda não está em sua melhor forma física e, além disso, falta ritmo de jogo ao atleta, o que é um fator crucial em partidas decisivas como esta. Mesmo assim, há chances de que ele fique à disposição para o confronto, e a decisão final será tomada após o último treino do time, nesta terça-feira (10).
No jogo de ida, realizado em São Januário, o Vasco venceu o Athletico-PR por 2×1, resultado que dá ao time carioca a vantagem do empate na partida de volta. Caso vença novamente, ou até mesmo empate, o Gigante garantirá sua classificação para as semifinais da Copa do Brasil. No entanto, uma derrota por um gol de diferença levará a disputa para os pênaltis.
A partida decisiva será disputada na quarta-feira, às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba. O resultado deste confronto definirá o futuro do Vasco na competição, que é uma das mais importantes do calendário nacional.
Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.