Vasco/ Philippe Coutinho (3)
Vasco/ Philippe Coutinho (3)

EXCLUSIVO: Contrato de Philippe Coutinho termina hoje e diretoria do Vasco age nos bastidores

O contrato de empréstimo de Philippe Coutinho com o Vasco chega ao fim nesta segunda-feira (30). Cedido pelo Aston Villa, da Inglaterra, o meia ainda negocia sua rescisão com o clube inglês para assinar de forma definitiva com o time carioca.

No entanto, diante do impasse nas tratativas, o Vasco já trabalha com um plano alternativo: renovar o empréstimo até o fim deste ano. Apesar do fim do contrato, Coutinho deve participar normalmente das atividades no CT Moacyr Barbosa nesta segunda-feira, último dia do acordo atual.

Coutinho é um dos mais desgastados. Fotos: Matheus Lima/Vasco.
Coutinho é um dos mais desgastados. Fotos: Matheus Lima/Vasco.

O Vasco se prepara para o amistoso internacional contra o Montevideo Wanderers, do Uruguai, marcado para o próximo dia 5 de julho, na Arena das Dunas, em Natal. Fora dos planos do Aston Villa, Coutinho também não tem mais interesse em retornar ao futebol europeu neste momento.

O meia, que veste a camisa 11 do Vasco, manifesta o desejo de permanecer no clube que o revelou para o futebol e de seguir com projetos pessoais no Rio de Janeiro, como o Instituto Philippe Coutinho, inaugurado recentemente.

O jogador tenta formalizar a rescisão com o Aston Villa e chegou a abrir mão de valores que teria a receber, na expectativa de facilitar um acordo amigável. Inicialmente, o entendimento era de que o clube inglês não imporia obstáculos.

Além disso, o fato de o Aston Villa ter ficado fora da próxima edição da Champions League e estar revendo seus custos pode favorecer a liberação de atletas com salários altos, como é o caso de Coutinho. Apesar disso, a situação segue indefinida.

O vínculo entre o meia e o Aston Villa é válido até junho de 2026. Diante disso, a diretoria vascaína avalia a possibilidade de firmar um novo empréstimo que se estenda até o fim de 2025. Com isso, Coutinho estaria livre para assinar um pré-contrato com o Vasco a partir de janeiro de 2026.

Aos 33 anos, Coutinho reencontrou no Vasco um ambiente familiar e acolhedor. Ele reside no Rio de Janeiro com a família e não demonstra interesse em retomar a carreira fora do país. Revelado pelo clube em 2010, quando se transferiu ainda jovem para o futebol europeu, o meia construiu uma trajetória de 15 temporadas fora do Brasil antes de retornar a São Januário.

Desde sua volta, já atuou em 44 partidas, marcou oito gols e distribuiu quatro assistências. Sob o comando de Fernando Diniz, vem de uma das suas melhores exibições desde o retorno, na vitória diante do São Paulo, no Morumbis.