O sorteio da Copa Sul-Americana aconteceu na noite desta segunda-feira (17) e os adversários do Vasco na fase de grupos da competição foram definidos!
O Gigante da Colina está se preparando para a estreia do Campeonato Brasileiro no dia 30 de março e na Copa Sul-Americana, que tem o início previsto para a semana do dia 2 de abril. A data e o horário da estreia nesta competição internacional ainda não foi definida. Veja abaixo as equipes que o Vasco irá enfrentar:
- Lanús-ARG
- Academia Puerto Cabello-VEN
- Melgar-PER

Retrospecto do Vasco na Sul-americana
Historicamente, o desempenho do Vasco na Sul-Americana oscila. A campanha mais expressiva ocorreu em 2011, quando o clube chegou à semifinal, sendo eliminado pela Universidad de Chile, futura campeã do torneio. Antes disso, o ponto alto havia sido em 2007, com eliminação nas quartas para o América-MEX.
No entanto, em outras edições, o Vasco teve dificuldades. Na estreia em 2003, caiu ainda na fase inicial contra Grêmio e São Paulo. Em 2006, o revés foi diante do Corinthians, logo no primeiro mata-mata. Em 2007, superou Athletico e Lanús, mas foi superado pelo América-MEX.

Trajetória recente e números do clube
Em 2011, a virada contra o Aurora-BOL e a classificação épica sobre o Universitario-PER marcaram a campanha semifinalista. Já em 2018, caiu na fase preliminar, após ser eliminado pela LDU-EQU. Em 2020, a eliminação veio nas oitavas para o Defensa y Justicia-ARG.
O site Jogada 10 reuniu todo o retrospecto do clube na competição. Ao todo, o Vasco soma 28 partidas na Sul-Americana, com 11 vitórias, 5 empates e 12 derrotas, resultando em aproveitamento de 45,2%. O saldo de gols é positivo: 39 marcados e 38 sofridos.

Veja também:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.