Veja a importância do Vasco no futebol feminino

Futebol Feminino

O Vasco da Gama tem grande importância para a história do futebol feminino! Assim como na luta contra o racismo no esporte, o Gigante da Colina também foi um dos pioneiros ao apoiar a participação das mulheres.

PALMEIRAS ALCANÇA RECORDE DO VASCO

Quem afirma isso é a pesquisadora Aira Bonfim, do Museu do Futebol. Em suas pesquisas, ela se achou diversas barreiras sendo erguidas para a participação das mulheres como jogadores de futebol. O Vasco, entretanto, foi uma exceção.

7 VOLANTES SEM CONTRATO E QUE SERIAM BONS REFORÇOS PARA O VASCO

Bonfim, em entrevista ao site DWBrasil, destaca o apoio das vascaínas antes de a prática ser proibida pelo Governo Getúlio Vargas, em 1941. O Vasco chegou a ter um time com jogadoras que, anos depois, fariam grande sucesso por outros clubes.

O Vasco no futebol feminino

“Quando pesquiso as jogadoras das equipes do subúrbio em 1939, 1940, constato que várias já integravam o futebol das vascaínas que acontece em 1923, 1925 e 1929”, explica Bonfim. “O clube fica na divisa dos bairros suburbanos, e tem essa importância na iniciação esportiva das mulheres, que até então não tinham campos ou quadras à disposição no subúrbio.”

Atualmente, muitos lembram do time de São Januário como um dos primeiros a abrirem a porta para Marta. Todavia, nos primórdios do futebol no Brasil, já havia também outros exemplos por parte dos vascaínos e das vascaínas.