A polêmica envolvendo a arbitragem no clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela semifinal do Campeonato Carioca, ganhou um novo capítulo. Após a eliminação cruzmaltina com a derrota por 2 a 1 no último sábado (9), no Maracanã, o presidente Pedrinho criticou a decisão do VAR no lance do gol de Bruno Henrique. No entanto, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) se pronunciou no domingo (10) e trouxe novos detalhes sobre o caso.
A entidade divulgou um vídeo para justificar a validação do gol rubro-negro e afirmou que dirigentes do Vasco participaram de uma reunião pós-jogo, onde foram apresentados os argumentos da arbitragem. Segundo a federação, tanto Pedrinho quanto o gerente de futebol Clauber Rocha teriam sido convencidos de que não houve erro na marcação do lance.

Ferj rebate críticas e defende uso do VAR
Em nota oficial, a Ferj destacou que o Vasco esteve presente nas reuniões prévias ao início do Campeonato Carioca e aprovou as novas diretrizes para o uso da tecnologia. Entre as mudanças, estava o aumento da margem de erro da linha do VAR para impedimentos, passando de 6 cm para 12 cm. A federação ressaltou que esse critério foi aplicado em outros sete lances ao longo da competição.
Além disso, a entidade contestou a ironia de Pedrinho, que afirmou ter se surpreendido com a rapidez na decisão do VAR. A federação garantiu que o protocolo seguiu as diretrizes estabelecidas e reforçou a transparência da arbitragem.

Arbitragem fica à disposição para esclarecimentos
Para tentar encerrar a polêmica, a Ferj informou que os membros do Departamento de Arbitragem estarão à disposição da diretoria do Vasco nesta segunda-feira (11). O objetivo é esclarecer quaisquer dúvidas sobre o funcionamento do VAR e reforçar os critérios adotados ao longo do campeonato.
Com a eliminação no estadual, o Vasco agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, cuja estreia está marcada para o dia 30 de março, contra o Santos, em São Januário.
Leia a nota da FERJ na íntegra
O Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (DEAF-RJ), com o objetivo de esclarecer o lance reclamado pelo presidente do Vasco, em entrevista coletiva, arguindo a celeridade da decisão do VAR no gol de empate da equipe do Flamengo, ressalta o seguinte:
1 – O Vasco participou da reunião dos clubes, realizada antes do Campeonato Carioca, para estabelecer critérios e respectivas diretrizes de aplicabilidade e atuação do VAR, tendo voz e voto favorável a todas as decisões estabelecidas.
2 – O aumento da espessura da linha de impedimento para 12 centímetros foi aprovado por unanimidade, onde ficou claro e óbvio o objetivo final em beneficiar o gol e de acordo com o conceito de que na mesma linha não há impedimento.
3 – O Presidente do Vasco provavelmente ainda não foi informado de que houve 7 gols ajustados e validados nessa competição em função da nova linha com 12 cm.
4 – O protocolo da aplicabilidade do VAR determina que a decisão do árbitro não será alterada, salvo se, a revisão pelo vídeo, mostrar que a decisão foi claramente errada, fato que não houve no lance em comento, prevalecendo então, acertadamente, sob os ditames técnicos e diretrizes da IFAB, a decisão de campo.
5 – O Presidente do Vasco e o gerente de futebol Clauber Rocha foram recebidos pelo Observador VAR e pelo VAR na sala do Delegado da partida, onde lhes foi demonstrada a linha na avaliação do lance e ambos declararam estar convencidos do acerto da decisão.
6 – Como de praxe, em atenção e respeito ao filiado, os membros do Departamento de Arbitragem estarão à disposição de representantes do Vasco, preferencialmente com conhecimentos técnicos sobre arbitragem, na próxima segunda-feira (10/03), das 15h às 18h, para os necessários esclarecimentos às dúvidas e ponderações.
7 – Vale ainda informar que, além da análise técnica do DEAF-RJ, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro publica integralmente os relatórios sobre o desempenho da arbitragem elaborado por analistas independentes, de empresa especializada internacional e assim o fará tão logo o receba.
Veja também:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.