(Foto: Reprodução Flickr Vasco)

Vasco reorganiza elenco e define destino de jovens promessas para a temporada

A diretoria do Vasco segue promovendo ajustes no elenco e buscando o melhor aproveitamento dos jogadores para a temporada. Com a aproximação do Campeonato Brasileiro, o clube tomou decisões estratégicas em relação aos jovens atletas que estavam treinando com o grupo profissional. A intenção é equilibrar a equipe, evitando um elenco inchado e garantindo a evolução dos talentos da base.

Nas fases mais decisivas do Campeonato Carioca, os jogadores mais jovens perderam espaço e ficaram de fora da lista de relacionados. Por isso, a comissão técnica optou por devolvê-los à categoria sub-20, onde terão mais oportunidades de atuar e ganhar ritmo de jogo. Entre os nomes que retornaram à base estão Phillipe Gabriel, Paulinho, Lyncon, Luiz Gustavo, Euder, Zuccarello e Bruno Lopes.

vasco
(Foto: Dikran Sahagian/CRVG)

O calendário movimentado do sub-20

O time sub-20 do Vasco terá uma temporada intensa, já que voltou a disputar o Brasileirão da categoria após subir no ranking da CBF. A decisão de reintegrar os jovens ao time de base visa proporcionar minutos em campo sem comprometer o desenvolvimento dos atletas. Alguns jogadores seguirão sendo convocados para treinos no profissional, mas apenas aqueles que têm chances reais de serem utilizados.

Nesta sexta-feira, por exemplo, o lateral-direito Paulinho foi chamado para os treinos do elenco principal. A convocação se deu pela ausência de Puma Rodríguez, que está servindo a seleção uruguaia na data Fifa. Paulinho já foi destaque no time que iniciou o Carioca e atualmente ocupa a terceira posição na hierarquia da lateral-direita, atrás de Paulo Henrique e do próprio uruguaio.

Enxugamento do elenco e movimentações no mercado

A diretoria do Vasco está atenta à necessidade de reduzir a folha salarial e trabalha para definir o futuro de jogadores que não fazem parte dos planos. Atletas como De Lucca, Jean David, Sforza, Capasso e Riquelme estão na lista de possíveis saídas. Já Lucas Eduardo e JP foram emprestados recentemente para Cuiabá e Avaí, respectivamente. Além disso, Zé Gabriel e Serginho rescindiram contrato com o clube no mês passado.

Com essas movimentações, o elenco principal do Vasco segue com cerca de 40 jogadores, incluindo os atletas relacionados e aqueles que treinam separadamente. Os garotos da base não entram nessa contagem, pois atuam prioritariamente no sub-20.

Próximos desafios dos jovens vascaínos

Os torcedores do Vasco terão a oportunidade de acompanhar de perto as promessas da base em dois importantes compromissos. O primeiro será neste sábado, quando o time enfrenta o Boavista na estreia da Copa Rio, às 15h, no estádio Nivaldo Pereira. Já na próxima quarta-feira, às 15h45, a equipe encara o Cruzeiro, em São Januário, pela segunda rodada do Brasileirão Sub-20.

Com um planejamento bem definido, o Vasco busca manter seus jovens talentos em atividade, garantindo experiência e evolução para que, futuramente, possam contribuir de forma mais efetiva no elenco principal.

(Foto: Vinicius Gentil/CRVG)