Álvaro Pacheco, novo técnico do Vasco
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

FORA DO CLÁSSICO? Vasco corre riscos de perder nome importante pra domingo

O técnico Álvaro Pacheco, recém-anunciado pelo Vasco, pode não estrear no comando do time no clássico contra o Flamengo, marcado para domingo, 2, às 16h (de Brasília), pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador português ainda não foi regularizado no BID da CBF, o que coloca em dúvida sua participação na partida.

De acordo com informações da Agência RTI Esporte, Pacheco já obteve o registro migratório necessário para trabalhar no Brasil. Esse documento é essencial para que a diretoria vascaína consiga regularizá-lo e permitir sua estreia. O registro confirma a autorização do governo brasileiro para que o técnico resida e trabalhe no país.

Na última quarta-feira, Pacheco e sua comissão técnica estiveram no Setor de Imigração da Polícia Federal para resolver as pendências burocráticas.

Agora, o Vasco corre contra o tempo para agilizar a regularização dos profissionais junto à CBF. O clube tem até às 19h desta sexta-feira, 31, para concluir o processo.

A expectativa é que todos os documentos sejam validados a tempo, mas a diretoria precisa aguardar a confirmação da entidade.

Uma força-tarefa foi montada pelo Vasco para reunir todos os documentos necessários, uma vez que o processo de inscrição de Pacheco, por ser europeu, é mais demorado comparado ao de treinadores sul-americanos.

Álvaro Pacheco é o novo técnico do Vasco – Foto: Leandro Amorim

Documentação portuguesa atrapalha o Vasco

Um dos principais entraves foi a demora da FPF (Federação Portuguesa de Futebol) em enviar a confirmação da Licença Pro da UEFA, obtida por Pacheco em 10 de julho de 2020. Sem esse certificado, o nome do técnico não pode ser publicado no BID da CBF, impossibilitando sua atuação no comando do time.

Álvaro Pacheco assinou contrato com o Vasco até dezembro de 2024 e chegou ao clube acompanhado de sua comissão técnica, composta pelo auxiliar Pedro Valdemar, o analista de desempenho José Teixeira, o fisiologista Ricardo Pereira e o preparador físico Leandro Mendes.

Se a regularização não ocorrer até o prazo estipulado, o Vasco terá que encontrar uma solução alternativa para o clássico contra seu maior rival.

Álvaro Pacheco já comanda os treinamentos do time – Foto: Matheus Lima