Camisa do Vasco
Foto: Matheus Lima/CRVG

Cria do Vasco brilha na Europa e quebra RECORDE

De São Januário ao topo da Ligue 1

Por Alvaro Tallarico

Revelado pelo Vasco da Gama, o volante Andrey Santos segue fazendo história no futebol europeu. Neste sábado (17), o jogador de apenas 20 anos alcançou uma marca impressionante: tornou-se o primeiro atleta desde a temporada 2015/16 nas cinco principais ligas da Europa a registrar pelo menos 10 gols e 100 desarmes em uma única edição. Foram 110 desarmes e 10 gols em 32 jogos pelo Strasbourg, da França.

Foto: IMAGO

A temporada de Andrey Santos é considerada uma das mais completas entre meio-campistas da Ligue 1. Com atuações que unem combatividade, inteligência tática e presença ofensiva, o jovem já desperta atenção de clubes gigantes da Europa e reforça sua posição como uma das principais joias recentes do futebol brasileiro.

Raízes no Vasco e venda milionária

Andrey chegou ao Vasco ainda criança e rapidamente se destacou nas categorias de base. Estreou como profissional em 2021, com apenas 17 anos, e se firmou na equipe durante a Série B de 2022. Naquele ano, foi o artilheiro da equipe na competição, com 8 gols, mesmo atuando como volante. Sua presença física, visão de jogo e maturidade chamaram a atenção de olheiros internacionais.

Vasco
Destaque na europa – Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

No início de 2023, foi vendido ao Chelsea por cerca de 12,5 milhões de euros (R$ 70 milhões na cotação da época). No entanto, devido à limitação de estrangeiros no clube inglês e buscando mais rodagem, o jogador foi emprestado ao Nottingham Forest e, posteriormente, ao Strasbourg, onde finalmente teve sequência e deslanchou de vez.

Projeção e Seleção Brasileira

Andrey já passou pela Seleção Brasileira de base, sendo campeão e destaque no Sul-Americano Sub-20 de 2023. Também foi convocado por Fernando Diniz na Seleção principal. Com o crescimento em solo francês, é cada vez mais provável que volte a figurar entre os convocados na próxima Data FIFA.

Para o torcedor vascaíno, ver Andrey brilhar na Europa é motivo de orgulho — não apenas pelo talento individual do atleta, mas também pela confirmação de que o Vascão segue sendo um celeiro de craques para o futebol mundial.