O Vasco está entre os clubes que mais preocupam quando o assunto é saúde financeira. De acordo com o relatório “Convocados 2025”, a equipe cruzmaltina opera sob um “farol amarelo, quase vermelho”, sinalizando uma possível crise.
O estudo foi produzido pela Convocados Gestora de Ativos de Futebol, em parceria com a OutField Inc. e patrocínio da Galapagos Capital. Além do Vasco, Corinthians, Internacional e Santos também aparecem entre os clubes com os cenários mais preocupantes da Série A.
Pedrinho. Foto: Dikran Sahagian/Vasco
Presidente Pedrinho já foi alertado
Segundo informações reveladas durante o programa CNN Esportes S/A, o alerta chegou diretamente ao presidente vascaíno, Pedrinho, que já está ciente da gravidade da situação. Mesmo com a adoção do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o relatório indica que a reestruturação ainda está longe do ideal e exige medidas mais profundas e urgentes.
Diagnóstico acende sirene
Durante a entrevista, Pedro Oliveira, cofundador da OutField, destacou que os dados mostram que alguns dos principais clubes do país estão à beira de um colapso financeiro.
“O Corinthians é um dos que mais preocupa. O Inter também se alavancou bastante recentemente”, afirmou.
E completou:
“Entre os principais clubes do Brasil, além do Corinthians, os faróis amarelos — quase vermelhos — também se acendem para Inter, Santos e Vasco da Gama”.
Risco de insolvência
A análise aponta que, mesmo com a expectativa de aumento de receitas no futebol nacional, o Vasco precisa rever urgentemente suas práticas de gestão. O alerta é claro: se o clube não ajustar sua rota, pode enfrentar problemas graves em um horizonte de quatro a cinco anos.
“Se nada mudar, em quatro ou cinco anos, vamos ter problemas graves”, concluiu Oliveira.
Com um cenário financeiro instável, o desafio do Vasco vai além das quatro linhas: é preciso reequilibrar as contas para garantir um futuro sustentável e competitivo no futebol brasileiro.