O Vasco ocupa a vice-lanterna da tabela do Campeonato Brasileiro e precisa virar a chave rapidamente. Além de uma vitória no jogo de hoje – clássico contra o Flamengo no Maracanã -, o clube precisa se preparar para aumentar o nível de seu elenco.
Apesar de todos esperarem por grandes reforços como James Rodríguez, Soteldo, Matías Rojas e até o espanhol Isco, a verdade é que o clube pode ter nomes mais modestos para o restante da temporada.
Por isso, seria uma boa olhar novamente para a base que nos últimos revelou nomes importantes como Philippe Coutinho, Douglas Luiz e mais recentemente, Andrey Santos e Marlon Gomes.
O Vasco Sub-20, aliás, acaba de ser campeão invicto da Taça Guanabara sob o comando do técnico William Batista e vamos mostrar agora cinco nomes que poderiam fazer a transição imediata para o time profissional.
Confira abaixo:
1 – Vitão
Victor Araújo, o Vitão, é um zagueiro de 19 anos e uma das maiores promessas defensivas da base vascaína. Desde os 11 anos no Vasco, tem contrato até julho de 2026 e uma multa rescisória de €40 milhões (R$ 212 milhões na cotação atual) para equipes do exterior.
Além de convocações para seleções da categoria, tem muita força física, liderança e fez um gol em oito jogos neste ano.
2 – Matheus Julião
Matheus Julião começou como zagueiro e agora voltou a atuar como lateral-esquerdo desde que chegou ao Sub-20. Em 2022, iniciou o processo de transição e treinou por um período com a equipe profissional além de ter feito sua estreia pelo time de cima ao entrar em campo contra o Madureira no primeiro jogo do Campeonato Carioca.
No Vasco desde os 12 anos, possui características ofensivas e atuou em todos os 11 jogos do time de William Batista no Estadual da categoria tendo marcado cinco gols e dado três assistências. Com contrato até fevereiro de 2025, foi matéria do jornal AS, da Espanha.
3 – Ray
O meio-campo Ray se destacou no Sub-17 e rapidamente ascendeu para a categoria acima se tornando um dos principais nomes do Sub-20. Desde 2016 na Colina, o jovem de 18 anos assinou seu primeiro contrato profissional com o clube até agosto de 2024.
Com três gols e duas assistências na Taça Guanabara Sub-20, Ray atuou em todos os 11 jogos da primeira fase da competição e já foi relacionado para três partidas do time profissional no Campeonato Carioca deste ano.
4 – Marlon Santos
Desde 2014 no clube, Marlon Santos já jogou pelo profissional neste ano na estreia do Vasco no Campeonato Carioca contra o Madureira. Com 20 anos, o meia tem contrato até junho de 2024 e deu duas assistências esse ano.
5 – Juan
Por fim, temos Juan Alvina, de 20 anos, um dos destaques do Vasco Sub-20 na temporada. O atacante foi o artilheiro da Taça Guanabara da categoria anotando sete gols em 10 partidas.
No clube desde 2007, o jovem busca agarrar todas as oportunidades possíveis visando sua grande chance no elenco profissional e pode jogar em até três funções do meio pra frente: extremo, meia e até de falso 9, como vem sendo utilizado além de ser muito forte no um contra um.
No início do ano passado, Vasco e Dnipro, da Ucrânia, acertaram a transferência de Juan, mas a negociação recuou devido à guerra entre Ucrânia e Rússia. Em seguida, o clube carioca estendeu o contrato do jovem atacante até dezembro de 2024.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.