Foto: Lucas Almeida

Souza expõe bastidores do Vasco: “O primeiro rebaixamento foi culpa do Edmundo”

Ex-Vasco, Souza defende Diniz e detona falta de sequência: “Fui o peixe que morreu pela boca”

Por Alvaro Tallarico

O volante Souza, que teve sua rescisão contratual amigável confirmada com o Vasco nesta sexta-feira (17), usou as redes sociais para desabafar sobre sua passagem recente pelo clube e deixar um recado direto para a torcida vascaína. Em um tom de frustração, mas também de esperança, ele defendeu Fernando Diniz, criticou a desorganização interna e apontou fatores que o impediram de repetir o bom futebol de outrora.

Sobre sua volta frustrada ao clube, o volante foi direto: “Existe um ditado que diz: ‘o peixe morre pela boca’. Eu fui esse peixe. Meu desejo de voltar e a empolgação fizeram eu falar demais. Não cumpri, e quando voltei já tinha 99% de rejeição. Quem é rejeitado não pode errar.”

Apoio a Diniz e críticas ao ambiente do Vasco

Souza foi enfático ao elogiar Fernando Diniz, com quem teria gostado de trabalhar mais intensamente. Segundo o jogador, Diniz “extrai o melhor do atleta” e representa a chance de uma virada no clube, desde que tenha liberdade para implementar seu trabalho: “Se ele não elevar o nível do elenco, ninguém mais eleva. Só peço que tenham paciência. Ninguém mais dá.”

Em outro trecho, o jogador fez uma espécie de “checklist” do que um clube precisa para entregar um bom futebol: sequência, confiança, bom treinador, atletas vencedores e uma direção alinhada. Indiretamente, sugeriu que faltaram esses elementos na atual gestão vascaína.

Declarações que pesaram

O agora ex-camisa 5 do Vasco revelou que chegou a ouvir de Fernando Diniz um pedido de desculpas por não poder mantê-lo no elenco, alegando que a decisão já estava tomada. “Criei expectativas, mas após o abraço que ele me deu ontem, a palavra foi: ‘me desculpa, a decisão já estava tomada’.”

Ao mesmo tempo, Souza relembrou um dos momentos mais dolorosos da história recente do Vasco: o rebaixamento de 2008. Sem poupar palavras, ele apontou Edmundo como principal responsável.

“O primeiro rebaixamento foi culpa do Edmundo”, cravou.

A declaração causou polêmica entre torcedores, já que o Animal é um dos grandes ídolos da história do clube, embora também tenha sido figura controversa em sua última passagem por São Januário.

Despedida com amargura, mas respeito

Souza encerra sua curta segunda passagem por São Januário com apenas nove jogos disputados e sem conseguir deixar a marca que desejava. Apesar disso, despediu-se com dignidade e otimismo. “Deixa o Diniz trabalhar, e vocês vão ver que o que o Pedrinho falou não é nenhuma loucura. O Vasco fica sim entre os 8”, escreveu o jogador, em resposta a um torcedor que questionou se o clube brigaria novamente contra o rebaixamento. Souza ainda apontou que o elenco tem qualidade, mas sofre com falta de confiança e de uma ideia ofensiva clara, o que o fazia “parecer muito pior do que realmente é”.

A torcida agora observa com atenção os próximos capítulos dessa nova fase com Fernando Diniz, enquanto o clube se prepara para o duelo contra o Fortaleza em São Januário.