Nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o Estádio Vasco da Gama, o lendário São Januário, completa 98 anos de história. Mais do que um palco esportivo, a Colina Histórica representa a alma de uma torcida que nunca deixou de acreditar. Inaugurado em 1927 graças ao esforço dos sócios e da comunidade vascaína, foi por muito tempo o maior estádio da América do Sul e ainda hoje segue como o maior estádio particular do Rio de Janeiro.
Construído com recursos próprios e erguido em apenas 10 meses e 15 dias, São Januário é o reflexo do espírito de luta e independência que sempre marcou o Vasco da Gama. Na época, foi considerado um feito monumental e atraiu as atenções de todo o país. Desde então, o estádio se transformou em muito mais do que um campo de futebol: virou palco de momentos históricos do esporte, da cultura e da política brasileira.
Além dos títulos e partidas memoráveis, São Januário também sediou eventos com Getúlio Vargas, Luís Carlos Prestes e até treinamentos dos pracinhas enviados à Segunda Guerra Mundial. Em seu gramado, grandes ídolos da história do clube brilharam, e a arquibancada sempre pulsou ao ritmo da torcida vascaína.
Siga o Vascaino.Net no YouTube

Top 3 jogos históricos em São Januário
3. Vasco 7 x 0 Flamengo (1931)
Campeão carioca já em sua estreia na Primeira Divisão, em 1923 com os lendários Camisas Negras, o Vasco teve sua primeira geração de ouro na virada dos anos 20 para os anos 30. Nomes como o goleiro Jaguaré, o volante Fausto – também conhecido como Maravilha Negra – e o atacante Russinho fizeram história no futebol brasileiro. E a coroação daquela equipe inesquecível veio em 1931, em goleada que é verso de música cantada quase 100 anos depois: “7 a 0 eu já ganhei“. Russinho foi o grande nome daquela que até hoje é a vitória mais expressiva de qualquer uma das duas equipes no Clássico dos Milhões.

2. Vasco 1 x 0 Coritiba (2011)
Com um gol de Alecsandro, o Vascão saiu na frente no jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2011 e fez o dever de casa em São Januário. Na partida de volta, no Couto Pereira, o Cruzmaltino perdeu por 3 a 2, mas por conta do gol fora acabou campeão.
1. Vasco 2 x 0 Barcelona-EQU (1998)
Sem dúvidas, o jogo de ida da final da Libertadores de 1998 é uma das partidas mais marcantes da história do Vasco. Isso porque, graças aos gols de Luizão e Donizete, o Gigante da Colina conseguiu boa vantagem pro jogo de volta, que viria a ganhar de 2 a 1 para consagrar-se campeão da América.
Um templo que resiste ao tempo
Com projeto de reforma em andamento e planos de modernização, São Januário segue firme como o coração do Vasco. Cada degrau, cada arquibancada e cada história contada ali carrega o peso de quase um século de paixão, luta e resistência vascaína. Aos 98 anos, São Januário segue mais vivo do que nunca.

Leia mais:
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.