Vasco da Gama e Vitória têm uma história de confrontos intensos e memoráveis, mas, nos últimos tempos, o time baiano tem sido uma pedra no sapato para os cruzmaltinos.
Com o encontro entre os dois clubes marcado para o próximo domingo (12), em São Januário, o retrospecto recente favorece o Leão da Barra, que não perde para o Gigante da Colina no Rio de Janeiro desde 2010.
A última vitória do Vascão sobre o Vitória ocorreu pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro do citado ano.
O jogo foi realizado em São Januário e terminou com o placar de 1×0 para os cruzmaltinos, gol do meia Zé Roberto.
Desde então, o Rubro-Negro Baiano mantém um histórico favorável nos confrontos contra o Gigante em solo carioca.
Histórico do confronto
De acordo com dados do oGol, o Vitória possui três triunfos e dois empates contra o Vasco no Rio de Janeiro desde 2010. Confira os resultados dos últimos confrontos:
- Vasco 1 x 2 Vitória – Série A de 2013
- Vasco 1 x 1 Vitória – Copa do Brasil de 2017
- Vasco 1 x 1 Vitória – Série A de 2017
- Vasco 2 x 3 Vitória – Série A de 2018
- Vasco 0 x 3 Vitória – Série B de 2021
Na Copa do Brasil de 2017, o Leão eliminou o Cruzmaltino após vencer por 1 a 0 no Barradão.
Recordações amargas para o Vasco
O Vitória não só mantém a invencibilidade em solo carioca, mas também foi responsável por um dos momentos mais difíceis do Vasco da Gama.
Em 2008, o time baiano venceu o rival carioca por 2 a 0 no Rio de Janeiro, selando o rebaixamento dos cruzmaltinos para a Segunda Divisão. Vale lembrar que independente disso, o Cruzmaltino seria rebaixado pois Athletico e Figueirense haviam vencido seus jogos.
Ao todo, o confronto entre os dois computa 21 vitórias para os baianos e 15 para os cariocas. Ainda houve 12 empates entre as equipes.
Fases ruins na Série A
Atualmente, tanto Vasco quanto Vitória passam por fases difíceis na Série A. Os cariocas ocupam a 17ª colocação na tabela, com três pontos, enquanto os baianos ocupam a 18ª posição, com apenas um ponto.
O Gigante busca reestruturação após a saída do técnico Ramón Díaz, enquanto o Leão da Barra segue com Léo Condé, que enfrenta pressão por resultados. O jogo foi remarcado para as 18h30, após um pedido da Globo, visando acomodar a programação de transmissão.
O confronto entre Vasco da Gama e Vitória no próximo domingo será crucial para as ambições de ambos os clubes na competição, podendo definir os rumos de suas campanhas nesta temporada.
Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.