Vasco
Foto: Leandro Amorim

Qual o melhor goleiro do Brasil? Veja os números

Com 7 pênaltis defendidos e média de 3,3 defesas por jogo, Léo Jardim se consolida como o goleiro mais eficiente do Brasil desde 2024

Por Alvaro Tallarico

Se existe uma posição onde constância e frieza fazem diferença, essa é a de goleiro. Mas, afinal, estatisticamente falando, qual o melhor goleiro do Brasil? Hugo Souza? Léo Jardim? Fábio? Cássio? Atualmente, no Vasco da Gama, Léo Jardim tem provado, jogo após jogo, que é muito mais do que segurança debaixo das traves — ele é um verdadeiro diferencial competitivo.

Então, vamos aos números. A resposta é que desde 2024, nenhum outro goleiro da Série A defendeu mais pênaltis que ele: são 7 no total, sendo 6 apenas pela Copa do Brasil, onde se transformou em herói recente da classificação contra o Operário-PR.

Com 87 jogos disputados no período, o camisa 1 sofreu 110 gols e realizou impressionantes 287 defesas, o que representa uma média de 3,3 defesas por jogo. Seu índice de bolas defendidas chega a 72%, o que o coloca entre os mais eficientes do Brasil, consolidando um desempenho regular e de alto nível. Esses números lhe renderam uma nota média de 7.12 no SofaScore. Ou seja, é o melhor goleiro do Brasil.

Léo Jardim
Foto: Daniel Ramalho

Mas não é só nas estatísticas que Léo Jardim se destaca. Seu posicionamento, leitura de jogo e controle da área vêm chamando atenção do mercado — inclusive internacional. Recentemente, seu nome foi sondado por clubes europeus, mas o Vasco tenta segurar seu paredão, já que ele é peça fundamental no esquema de Fernando Diniz e agora treina melhor saída de bola com os pés.

A fase iluminada do melhor goleiro também ganha relevância diante de possíveis convocações para a Seleção Brasileira. Aos 29 anos, Léo Jardim está no auge físico e técnico, e já é visto como um nome pronto para dar esse salto na carreira e ainda se consolidar como ídolo do Vasco.

Se o Vasco está onde está, se recuperando jogo a jogo, muito se deve a Léo Jardim. Veja seus números no campeonato.
Foto: Leandro Amorim

Enquanto isso não acontece, a torcida vascaína comemora cada defesa e torce pela renovação por mais tempo com o melhor goleiro do Brasil.