O Vasco da Gama decidiu agir com firmeza diante da recente mudança nas datas dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil. Incomodado com a alteração promovida pela CBF, o presidente Pedrinho e o diretor de futebol Marcelo Sant’Ana já manifestaram sua insatisfação e preparam uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O clube acredita que as mudanças beneficiam diretamente Atlético-MG e Flamengo, e não descarta levar o caso à Justiça comum, caso a decisão no tribunal desportivo não seja favorável.
O pedido para mudar as datas das partidas partiu do Atlético-MG, que possivelmente perderá jogadores para a Data FIFA. No entanto, o Vasco já havia recusado formalmente a solicitação, argumentando que o regulamento da CBF não permite que convocações para seleções nacionais sejam motivo para alteração de datas.
Base legal e argumentos do Vasco
O clube se apoia em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para embasar sua reclamação. O CRVG afirma que as datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas em janeiro, e que a CBF deveria garantir o cumprimento dessas datas, como está previsto no regulamento.
Além disso, o Vasco destaca que, de acordo com as regras, apenas o clube mandante, a federação mandante ou os detentores dos direitos de transmissão podem solicitar mudanças, e não o clube visitante.
Com base nesses argumentos, o Cruzmaltino se prepara para ir ao STJD. Caso o tribunal não acate o pedido do clube, a diretoria estuda levar o caso à Justiça comum como última alternativa, em uma tentativa de reverter a mudança de datas.
O confronto de ida entre Atlético-MG e Vasco está marcado para o dia 2 de outubro, às 19h15, na Arena MRV, enquanto o jogo de volta, em São Januário, está agendado para o dia 20 de outubro, às 18h30.
Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.