Por Alvaro Tallarico
Quando Jürgen Klopp fez um alerta a Philippe Coutinho em 2017, o treinador do Liverpool deixou clara sua visão:
“Fique aqui [no Liverpool] e acabarão construindo uma estátua em sua homenagem. Vá para outro lugar, para o Barcelona, para o Bayern de Munique, para o Real Madrid, e você será apenas mais um jogador. Aqui, você pode ser algo mais.”
A frase, quase profética, refletia o carinho e o peso que o brasileiro tinha no clube inglês. Na época, Coutinho era ídolo em Anfield, vivia seu auge e acabara de renovar contrato até 2022.

No entanto, um ano depois, o meia foi vendido ao Barcelona por cifras astronômicas: £142 milhões. O valor permitiu ao Liverpool contratar Alisson Becker e Virgil Van Dijk, pilares do título da Champions League de 2019. Já Coutinho, apesar de conquistar títulos, nunca encontrou o mesmo brilho na Catalunha. Passou por empréstimos, foi reserva no Aston Villa — clube que ainda detém seus direitos — e viu a promessa de Klopp se confirmar.
Hoje, aos 32 anos, Coutinho tenta um novo capítulo no clube que o revelou: o Vasco.
Com contrato de empréstimo até 30 de junho, ele é peça central no elenco cruzmaltino, onde já soma 36 jogos e 8 gols desde que voltou. Apesar do momento delicado do time, o camisa 11 tem demonstrado dedicação e sua permanência virou prioridade para a diretoria.

Segundo apuração, o Vasco estuda renovar o empréstimo com o Aston Villa, mas não descarta uma rescisão definitiva para firmar contrato em São Januário.
O desejo do jogador de continuar no Brasil, onde também desenvolve projetos sociais com seu instituto na Zona Oeste do Rio, pesa a favor.
E não é só a torcida que quer sua permanência. Em recente reunião com o presidente Pedrinho, o técnico Fernando Diniz — que deve ser oficializado em breve — pediu a manutenção de Coutinho no elenco. O meia pode ser uma das peças-chave na reconstrução vascaína com Diniz, assim como Ganso foi no Fluminense.

Apesar de não ter alcançado a estátua prometida por Klopp, Philippe Coutinho ainda pode ser muito mais do que “só mais um” — agora, com o Vasco, no lugar onde tudo começou.
Leia mais
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.