Coluna escrita por Rodrigo Cordeiro
Nesta segunda-feira, dia 21 de Agosto de 2023, o Club de Regatas Vasco da Gama completou 125 anos da sua fundação. E no domingo, dia que antecedeu ao aniversário, mais de 50 mil apaixonados (inclusive este que vos lhe escreve) compareceram ao Maracanã para assistir um jogo desse que é, sem dúvidas, o clube com a história mais linda do futebol mundial. E o que se viu no estádio, que um dia já teve a alcunha de “Maior do Mundo”, foi a demonstração total e irrestrita de todo esse amor que o torcedor carrega por essa instituição.
A partida teve início às 11 horas da manhã, porém os arredores do Maraca já estavam movimentados desde as primeiras luzes do dia cinzento que se instaurou na Cidade Maravilhosa. Mas nem a chuva, nem o vento e nenhum outro elemento iriam impedir a festa que foi realizada. E foi linda demais de se ver e participar (para aqueles que tiveram o privilégio de estarem presentes).
Vascaínos e Vascaínas de todas as idades, desde bebezinhos no colo de seus pais quanto idosos amparados por seus entes queridos, celebrando esse sentimento indescritível que todo torcedor do Gigante da Colina carrega, esse amor incondicional ao clube da Cruz de Malta. O Vasco vive um momento difícil no campeonato, complicadíssimo, mas isso jamais seria um problema para aqueles que de verdade nutrem este sentimento de pertencer à uma família, de sentir que os valores que leva para a vida e quer ensinar aos seus se refletem nos valores que o clube carrega em seu âmago, em sua história, em sua essência.
Veja também:
Vasco é o clube do povo
E a vitória veio. Não havia necessidade de ser tão difícil, a equipe teve chances para ampliar o placar que terminou 1 a 0 sobre o Atlético-MG, mas ela veio. E quando o árbitro soprou o apito final, não foi incomum ver pessoas com lágrimas nos olhos, abraçando-se sem nunca terem se visto na vida, cantando a plenos pulmões, celebrando não somente 3 pontos na tabela, mas sinais vívidos de uma mudança geral dentro e fora de campo.
E, como sempre, os rivais tentarão diminuir o que essa vitória significou para nós, como eles sempre fizeram ao longo de toda a história do Vasco. As lágrimas que ali rolavam nas faces de um sem número de pessoas eram de amor, de paixão, de extravasar esse sentimento que cada um de nós, Vascaínos e Vascaínas, carrega em seus corações.
Portanto, meus companheiros e companheiras de almirantado, não se deixem enganar pelas palavras vazias daqueles que nunca entenderão o que é torcer para o verdadeiro Clube do Povo. Tenham orgulho de se emocionar com o nosso triunfo, porque nossa história de 125 anos foi composta exatamente assim, de vitória em vitória, uma por uma, contra uma infinidade de dificuldades, preconceitos, inimigos e, ainda assim, o Gigantesco Club de Regatas Vasco da Gama está de pé, mais firme do que nunca, e jamais perecerá.
Afinal de contas, todo Vascaíno e Vascaína sabe que, mesmo depois que todos nós já tenhamos partido, “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal.” Que honra Ser!
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.