Por Fabio Torres
Aos poucos, o Vasco está começando a fechar as suas contratações para 2023. Até o momento, o Gigante da Colina só anunciou Pedro Raul e Patrick de Lucca, mas já tem dois nomes engatilhados e que podem ser anunciados nos próximos dias. O mais próximo é Léo Pelé, zagueiro/lateral que está no São Paulo e vem ao Rio de Janeiro para realizar exames médicos e assinar contrato. A outra possibilidade é Lucas Pitón, do Corinthians, que negocia uma transferência para o Gigante da Colina.
São poucos nomes que estão com a situações vançadas para atuar no Cruzmaltino na próxima temporada, mas o perfil de contratações já tem uma ”nova cara”. Por mais que existam torcedores incomodados com as escolhas da 777, o conceito de mercado mudou em São Januário.
Antes, o Gigante da Colina focava em atletas livres e refugos de outras equipes. Na Série B de 2022, o Gigante da Colina contratou alguns jogadores que não eram utilizados nos seus times. Foram liberados com facilidade porque não faziam parte das comissões técnicas. Vamos a alguns exemplos:
- Anderson Conceição – Reserva do Paulão no Cuiabá
- Quintero – Reserva no Juventude
- Matheus Ribeiro – Reserva no Avaí
- Weverton – Reserva no Red Bull Bragantino
- Edimar – Reserva no Red Bull Bragantino
- Paulo Victor – Reserva no Internacional
- Luiz Henrique – Reserva no Fortaleza
- Vitinho – Reserva no Corinthians
- Bruno Tubarão – Reserva no Red Bull Bragantino
- Fábio Gomes – Reserva no Atlético-MG
- Raniel – Reserva no Santos
Novo perfil de contratações
Os quatro nomes citados – sejam os que já chegaram ou estão perto de assinar com o Gigante da Colina – eram peças importantes em suas equipes e faziam parte dos planos de seus respectivos clubes. Só vão sair porque as agremiações receberam boas ofertas. Vamos ver na prática:
- Pedro Raul – Principal jogador do Goiás e vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro
- Patrick de Lucca – Foi titular em boa parte dos jogos e o Bahia queria a sua renovação de contrato, mas o atleta preferiu assinar com o Vasco
- Léo Pelé – Titular há dois anos com a camisa do São Paulo. Homem de confiança do Rogério Ceni. Só será liberado porque o Gigante da Colina fez uma boa proposta e o Tricolor Paulista precisa de dinheiro
- Léo Piton – Jovem com potencial e que sempre entra no lugar de Fábio Santos. O Corinthians só vai vender porque a proposta do Cruzmaltino é boa e não dá para recusar.
Conclusão
Ao que tudo indica, acabou a era dos refugos em São Januário. A 777 está buscando jogadores importantes de outras equipes e que só serão vendidos através de boas ofertas. o Gigante da Colina passou a comprar os direitos econômicos dos atletas dos rivais. Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.