Opinião: Por que o Vasco incomoda tanto ?!

Vasco

Coluna escrita por Rodrigo Cordeiro

Aeroporto Internacional de uma grande cidade, 4:30 da madrugada de uma Quarta-feira. Uma multidão de apaixonados se aglomera em uma das saídas do local esperando a chegada de um craque para reforçar o seu time do coração. Aconteceu com a torcida do Vasco, mas poderia descrever uma cena vista em diversos lugares do mundo.

Torcedores que amam seu clube se reúnem para saudar uma grande contratação, e a festa repercute ao redor do planeta. Mas porque quando isso acontece com o Vasco, incomoda tanto ?! Desde o anúncio do dia que Dimitri Payet, um dos jogadores mais habilidosos e destacados de sua geração na França, chegaria ao Rio de Janeiro, uma sucessão de fatos para prejudicar o Cruzmaltino ocorreram de forma suspeita, para se dizer o mínimo.

O Gigante foi proibido novamente de jogar em São Januário, com justificativas COMPLETAMENTE DESCABIDAS E PRECONCEITUOSAS, além de ser obrigado a colocar biometria em suas catracas de acesso ao estádio como condição para liberação de público, mesmo com todos os alvarás de segurança em dia. Enquanto a Vila Belmiro, tradicional estádio (assim como a Colina Histórica) do Santos, que já teve invasão de torcedor para agredir jogador, além do time adversário ter que deixar o campo para os vestiários sob escolta de escudos e correndo para não serem atingidos por objetos arremessados da arquibancada, já estará apta a receber sua torcida na próxima partida.

Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

A Resposta Histórica do Vasco nunca esteve tão atual

Além disso tudo, e nem se considerando a arbitragem absurda do apitador bombadinho, que nos tirou uma vitória importante na última segunda-feira, eis que um Desembargador cassa a liminar (mais uma vez necessária, ja que os permissionários não seguem determinação que está expressa no termo de uso assinado pelos mesmos) que autorizava o Vasco a realizar seu confronto diante do Atlético-MG no Maracanã.

E eis que descobriram que o tal Desembargador que cassou a liminar era Sócio Ativo do clube interveniente (sabe, aquele que já frequentou as mais baixas “Tábuas de classificação” da terceira série do campeonato nacional) e ocultou isso quando proferiu sua sentença. O mesmo teve que ir correndo cancelar seu título de sócio. Ao menos, nesse caso, após a entrada com um recurso, a justiça cedeu e deu ganho ao Vasco. Para fechar a sequência de absurdos, ainda querem nos culpar, que não jogamos no Maracanã desde Abril, pela ridícula manutenção do gramado.

E assim chegamos ao dia de hoje, passada a belíssima festança produzida pela torcida Vascaína, nos deparamos com toda essa situação INÉDITA. Estamos proibidos de jogar em nossa própria casa por argumentos despropositados e ofensivos, e também não nos queriam permitir jogar no estádio público, mesmo estando de acordo com o que rege o termo de uso assinado pelos tais permissionários (e tantas vezes renovado precariamente). E então eu me pego relembrando o que lemos sobre os acontecimentos da década de 20 na história do nosso amado clube, e começo a me questionar: Será que essa situação é tão inédita assim ?! Porque o Vasco incomoda tanto ?! Agora entendo, mais do que nunca, como foi necessária a Resposta Histórica.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.