Opinião – Lucas Figueiredo é o jogador mais empolgante de 2023 e chama mais a atenção que os reforços

Por Diogo Nogueira

O atleta polivalente e multifuncional chamado Lucas Figueiredo. O camisa 15 começou como centroavante na base do Vasco da Gama, passou a ser utilizado como ponta no profissional e, agora, o técnico Barbieri optou por colocá-lo como volante. Com o contrato recém renovado com o Vasco, tendo vínculo com o clube até o fim de 2026, o jogador foi, em muitos aspectos, o melhor do primeiro tempo no amistoso contra o River Plate. Durante os 45 minutos, ele se movimentou intensamente, foi essencial na marcação e achou alguns passes/invertidas de jogo que possibilitou lances de perigo a favor do Gigante na partida.

Os sete reforços que viajaram para os Estados Unidos são promissores? Sim, sem dúvida. Dá para destacar a estreia de Pumita Rodriguez, que foi ousado quando acionado no ataque, e me atrevo a dizer que se o lateral continuar nesse ritmo a tendência é o Vasco ter o seu melhor na posição desde Fagner. Outro a ser comentado é Luca Orellano, aproveitou seus minutos em campo para mostrar que tem habilidade para se livrar do marcador e na hora de dar o passe aparenta ter visão de jogo, é um atleta com caraterísticas diferentes e provavelmente será titular absoluto. Contudo, nenhum dos estreantes anima mais do que o remanescente Figueiredo para o decorrer da temporada. Afirmo isso com ponderação.

Lucas Figueiredo está treinando de volante

Um minuto depois do River fazer 2 a 0, ainda na primeira etapa, o agora volante do Vasco iniciou uma arrancada passando por toda a marcação adversária, serviu Nenê, e no final das contas não houve capricho na hora conclusão. O jogador cruzmaltino constrói lá na frente e ajuda na defesa, é uma peça poderosa para o elenco. A capacidade física e técnica na qual o cria da base vascaína apresenta é um diferencial que Barbieri contará na temporada 2023, algo bem difícil de achar no mercado da bola.

Figueiredo acabou substituído aos 11 minutos do segundo tempo para a entrada de Jair e o Vasco foi derrotado pelo placar de 3 a 0 no amistoso. Mas, obviamente dá para pontuar aspectos positivos do duelo, como por exemplo, por que eu acho que o Figueiredo é uma peça mais empolgante do que todos os contratados? Bom, além da atuação dele no jogo, justifico essa opinião mencionando a virtude chamada versatilidade. Após ter se adaptado muito bem na posição de ponta, o jogador não teve dificuldade alguma atuando pela primeira vez como volante e se mostrou útil de mais uma forma. Ele pode jogar como centroavante, ponta e volante. O torcedor pode ter a sua preferência em relação a qual posição ele consegue atuar melhor, mas a questão é que o Figueiredo pode ser utilizado em todas regularmente. Qual atleta de futebol tem essa funcionalidade hoje em dia? Pois é, bem raro, não é?

O atleta criado no Vasco foi escalado de volante contra o River Plate

Em suma, o camisa 15 é o tipo de jogador que está em constante evolução. Mostrou que é capaz de exercer uma nova função, porém ainda é preciso de paciência, pois a revelação do Vasco se encontra em outra fase de adaptação. Em entrevista ao portal GE, a joia disse que “é uma função nova, tem muitas coisas ainda para evoluir, mas acredito eu que estou conseguindo agregar bastante ali para o grupo e acredito que vai dar muito certo neste ano”.

Uma parte dos torcedores opinam que o Figueiredo deve ser deslocado para a ponta novamente. Mas eu digo o seguinte: Quando ele começou na ponta todos pediam para colocá-lo como centroavante, sua posição de origem e, alguns jogos depois, o atleta se encaixou totalmente na posição. Agora, se o Barbieri continuar utilizando o artilheiro da base do Vasco como volante, ele tem tudo para dar a mesma resposta.

Figueiredo foi um dos jogadores mais importantes do Vasco na temporada passada, fez alguns gols decisivos para que o cruzmaltino se mantivesse no G-4 da Série B e ajudou em praticamente todos os setores do campo. Ainda acrescento que ele só ficou atrás do Andrey na análise de quais jogadores tiveram o melhor desempenho pelo Gigante em 2022. Como o cria vascaíno diz: “Só vive o propósito quem suporta o processo”.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.