Não deu! Vasco sucumbe à pressão do Flamengo e perde o jogo de ida da semifinal do Cariocão

Foto: Úrsula Nery/FERJ

Vasco e Flamengo se enfrentaram nesta quarta-feira (16), no Maracanã, em partida válida pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca 2022. Apresentando uma atuação pouco ofensiva, o Vasco não foi capaz de conter todas as investidas rubro negras e saiu derrotado pelo placar magro de 1×0, com gol de Gabigol. Agora, a equipe de Zé Ricardo precisará se superar no jogo da volta para superar o saldo conquistado pelo rival nesta partida e, assim, alcançar a final da competição.

Mais um! Vasco busca contratação de outro jogador do Bangu

PRIMEIRO TEMPO

Adotando um caráter menos veloz e de muito estudo entre ambas as equipes, o Clássico dos Milhões começou melhor para o Vasco, que soube se postar na defesa de forma sólida para impedir as investidas Rubro Negras e, em seguida, explorar os espaços através de contra-ataques. Desta forma, o Cruzmaltino foi capaz de escapar com velocidade diversas vezes ao campo ofensivo, sendo parado por um Flamengo que usou e abusou das faltas.

Disposto a se manter na defensiva durante o quarto inicial da etapa, o Gigante da Colina gerou problemas ao seu maior rival, que precisou recorrer a cruzamentos e lances de bolas longas para, eventualmente, encontrar algum de seus atacantes. Diante disso, a partida passou por um momento de pouca criação, com muitas bolas saindo pela linha de fundo e tentativas de jogadas criativas que não deram em nada.

A primeira finalização entre ambas as equipes foi consolidada somente aos 25 minutos, através de Gabigol; recebendo um bom passe de Bruno Henrique, o artilheiro bateu forte cruzado, exigindo de Thiago Rodrigues sua primeira boa defesa. Após o susto, a partida voltou ao estado de “ataque contra defesa”, em que o Flamengo foi capaz de encurralar o Vasco em seu próprio campo defensivo, esperando uma brecha para poder arrematar. Incapacitado de fugir da marcação rubro negra, o Cruzmaltino seguiu se defendendo como pôde, escapando em ações pontuais através da velocidade de seus jogadores de canto, mas prontamente sendo parados por jogadores do Flamengo.

O lance que definiu a primeira etapa enfim foi registrado aos 36 minutos. Após a cobrança de um escanteio por Arrascaeta – em que o jogador bateu a bola direto ao gol e exigiu os reflexos de Thiago Rodrigues -, o VAR foi acionado para checar um possível desvio da bola no braço de Anderson Conceição; após checagem, o pênalti foi assinalado e convertido por Gabigol, que inaugurou o placar da partida aos 41 minutos.

Vasco Flamengo
Foto: Úrsula Nery/FERJ

SEGUNDO TEMPO

Percebendo que a postura defensiva não poderia ser adotada diante de um Flamengo que se encontrava na dianteira do placar, o Vasco retornou a campo com uma mentalidade mista, buscando oferecer perigo ao adversário, mas, ao mesmo tempo, se mantendo sólido no setor defensivo. Auxiliado pela entrada de Figueiredo no lugar de Weverton, o Cruzmaltino registrou sua primeira finalização aos 11 minutos, quando o camisa 15 fuzilou de fora da área e forçou a primeira participação do goleiro Hugo na partida.

Após o susto inicial, o que se viu na partida foi mais um período de estagnação de ambas as equipes, que buscaram a criação de jogadas ofensivas, mas sem sucesso. Hugo e Thiago Rodrigues até mesmo puderam tocar na bola, mas em lances que não ofereceram perigo ou em chutes fracos que não estufariam nenhuma das redes.

O próximo lance que ofereceu perigo à vantagem rubro negra na partida se concretizou somente aos 31 minutos, porém através dos jogadores do próprio Flamengo; após uma trapalhada entre Fabrício Bruno e David Luiz, Hugo precisou intervir na trajetória da bola para que a mesma não entrasse em seu gol. Logo em seguida, o susto foi no lado oposto do campo, quando Marinho chutou cruzado e viu a bola passar rente à meta vascaína.

Impaciente diante de sua ineficácia ofensiva, o Vasco – recheado de alterações -, buscou um último esforço em sua área de ataque para surpreender o Flamengo. Aos 38′, Raniel aproveitou uma saída ruim do arqueiro flamenguista para completar o cruzamento de Bruno Nazário de bicicleta, mas só pôde observar enquanto a bola saiu pela linhas de fundo, assim isolando a última grande chance cruzmaltina e as perspectivas dos comandados de Zé Ricardo de empatarem a partida.

FICHA TÉCNICA

Vasco 0 x 1 Flamengo

Estádio: Maracanã

Gol: Gabigol (41′-1T)

Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Juan Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Zé Gabriel (Luiz Henrique), Juninho (Yuri Lara) e Weverton (Figueiredo); Nenê (Vitinho), Gabriel Pec (Bruno Nazário) e Raniel.

Flamengo: Hugo; Matheuzinho (Rodinei), Fabrício Bruno, David Luiz, Filipe Luís; Arão, Andreas Pereira (Gomes), Éverton Ribeiro (Marinho), Arrascaeta; Gabigol (Pedro) e Bruno Henrique (Lázaro).

Cartões Amarelos: Léo Matos (VAS), Juninho (VAS), Figueiredo (VAS), Matheuzinho (FLA), Andreas Pereira (FLA)

MELHORES MOMENTOS

YouTube video