Imerso no período de preparação antes do início da Série B, o Vasco vem aproveitando seus quase 20 dias livres para se lançar no mercado de transferências e adquirir os serviços de novos reforços. Apesar da necessidade por adições ao elenco de Zé Ricardo, foi reportado, ontem (5), que o Cruzmaltino não concretizará a chegada do zagueiro Henry Vaca, que atualmente se encontra no The Strongest, da Bolívia, e vinha sendo especulado como um alvo do clube de São Januário.
Promissor! Nova contratação do Vasco buscará recuperação da carreira em São Januário
As especulações acerca da contratação do atleta boliviano teriam surgido ainda nos últimos dias, após a divulgação da nova estratégia de mercado do Gigante da Colina; segundo o que foi reportado, o clube não estaria mais interessado em anunciar três jogadores ainda nesta semana, focando somente na chegada de mais um zagueiro para compor o plantel vascaíno. Ainda segundo as informações divulgadas, o Vasco estaria em conversas com alguns jogadores para suprirem a carência da posição, porém nenhum nome foi revelado.
De acordo com o que foi divulgado pelo canal Fanático Vascaíno na última terça-feira (5), o Cruzmaltino não deve contratar os serviços de Vaca; os motivos não foram apresentados oficialmente, porém um dos entraves poderia se mostrar no formato do valor de mercado do zagueiro. Segundo o site Transfermarkt, portal especializado em valores de jogadores no mercado mundial, o passe do boliviano custaria 825 mil euros, valor que representaria R$ 4,2 milhões na cotação atual.

Titular da seleção boliviana no último jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, contra o Brasil, Vaca acumulou uma passagem curta e sem sucesso pelas terras brasileiras, quando foi contratado, por empréstimo, pelo Atlético-GO em 2020; na ocasião, foi capaz de registrar somente uma atuação. Além do Dragão, o zagueiro já defendeu as cores do Universitario, do Peru, e do Oriente Petrolero, de sua terra natal; atualmente no The Strongest, já foi capaz de registrar 10 jogos nesta temporada, marcando um gol e fornecendo três assistências.
Apesar de descartada, a sondagem faz parte de um plano elaborado pelo Gerente de Futebol do Vasco, Carlos Brazil. Logo após a eliminação na Copa do Brasil, o dirigente informou à imprensa que o clube estaria procurando quatro ou cinco nomes para integrar o plantel de Zé Ricardo antes mesmo do início da Série B. Após sua fala, diversas opções foram apresentadas como possíveis chegadas, enquanto algumas transferências se concretizaram, como a do atacante Erick, ex-Ypiranga, Zé Vitor, ex-Marcílio Dias, e Lucas Oliveira, ex-Bangu.
AGENDA
Agora aguardando somente o início da Série B, o Vasco poderá aproveitar um longo período de descanso e treinamentos até estrear na segunda divisão, diante do Vila Nova, em São Januário, em duelo que ainda será marcado para o dia 8 de abril.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.