Nos últimos dois jogos do Brasileirão, a derrota para o Bahia e o empate com o Botafogo, algo chamou a atenção no Vasco da Gama: as assistências de Lucas Piton. O lateral-esquerdo, de 23 anos, com a “bênção” de ninguém menos que Felipe “Maestro”, o maior vencedor com a camisa cruzmaltina, vem aumentando sua lista de assistências com a camisa do clube carioca.
Na partida contra o Bahia, o gol do Vasco saiu aos 20 minutos do primeiro tempo. Após um excelente contra-ataque, Piton recebeu a bola de Adson pela esquerda e deixou Paulo Henrique em ótima posição para empurrar a bola para o gol vazio. Este lance demonstrou a habilidade de Piton em contribuir ofensivamente, aproveitando as oportunidades para criar jogadas decisivas.
No clássico contra o Botafogo, ocorrido no sábado passado, Lucas Piton novamente mostrou sua capacidade de fazer a diferença. Aos 39 minutos do segundo tempo, ele acertou um cruzamento perfeito na cabeça de Vegetti, que colocou a bola no canto do goleiro John para empatar a partida.
Antes desses dois lances, a única assistência de Piton na temporada havia sido no empate por 2 a 2 com o Bangu, em janeiro, pelo Campeonato Carioca.
Com quatro gols até o momento, Lucas Piton nunca havia balançado tanto as redes como em 2024. Por outro lado, ele ainda busca superar sua melhor marca em número de assistências. No ano passado, ele deu sete passes para gol, mostrando seu potencial como criador de jogadas.
O crescimento de Piton é evidente, tanto em sua capacidade de finalizar quanto em sua habilidade de assistir seus companheiros.
Felipe ajuda no crescimento de Lucas Piton no Vasco
Na semana passada, um vídeo de treinamento divulgado pelo Vasco nas redes sociais mostrou um trecho de uma conversa entre Lucas Piton e o diretor-técnico Felipe “Maestro”. A imagem viralizou entre os torcedores, destacando a interação entre o jovem lateral-esquerdo e o experiente dirigente.
O ídolo vascaíno, que foi um especialista na posição, oferece dicas e orientações valiosas para Piton durante os treinos. Ele também responde a dúvidas do jogador sobre as atividades do dia a dia, proporcionando um aprendizado contínuo.
Felipe fez história no futebol brasileiro com sua canhota precisa. Surgiu no Vasco como lateral e fez parte da equipe que conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro (1997 e 2000), a Libertadores de 1998 e a Mercosul de 2000.
Mais tarde, atuando mais avançado como volante, foi peça fundamental no título da Copa do Brasil de 2011. Sua experiência e conhecimento são inestimáveis para os jogadores do Vasco, especialmente para Lucas Piton, que recebe atenção especial do dirigente.
Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.