O Vasco da Gama, durante toda a sua história, acumulou grandiosos e históricos ídolos. Esses nomes, que ajudaram a construir a gigantesca história do Cruzmaltino, são lembrados com muito carinho por todos os torcedores.
Nesta sexta-feira (28), há 120 anos, nascia Fausto dos Santos, que viria a ser batizado como “Maravilha Negra”. Um dos maiores ícones do Gigante da Colina é natural de Condó, no Maranhão, e se mudou para o Rio de Janeiro junto de sua mãe, Dona Rosa, ainda na infância.
Siga o Vascaino.Net no YouTube

Fausto foi o primeiro brasileiro a atuar no Barcelona
Meio-campista de muita qualidade, alto e magro, Fausto encantou o Brasil quando foi o destaque da péssima atuação do país na Copa do Mundo de 1930, disputada no Uruguai. Foi por lá que Fausto recebeu o apelido de “Maravilha Negra”, pelo seu exímio futebol apresentado.
Fausto, ao lado do goleiro Jaguaré, foi o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Barcelona, da Espanha. Além do clube europeu, o ídolo vascaíno também jogou pelo Nacional de Montevidéu. No entanto, por conta de uma tuberculose, não pôde dar sequência à sua carreira.

Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.