Adentrando na semana em que voltará à campo após um longo período de intervalo, o Vasco já se vê na espera para o início de sua campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. A expectativa para o início da caminhada na segunda divisão nacional é alta e, para começar o torneio com toda a força para buscar o acesso à Série A, o Cruzmaltino já analisa seus adversários diretos através do aproveitamento de cada um no ano de 2022, já pensando como poderá melhorar seu recorde para os próximos meses.
Mandou a real! Zagueiro do Vasco comenta sobre cobranças da torcida e defende Zé Ricardo
Segundo a tabela elaborada pela página Última Divisão, o Vasco se encontra na quinta posição em relação aos 20 clubes que disputarão a segunda divisão nacional. A porcentagem de 57,7% de aproveitamento se remete aos compromissos já realizados pelo clube nesta temporada, que incluem 13 partidas pelo Campeonato Carioca e duas pela Copa do Brasil; entre ambos os torneios, o Gigante da Colina acumulou oito vitórias, dois empates – a partida contra a Juazeirense, pela segunda fase da copa nacional, é considerada como empate por ter se encerrado 1×1 durante o tempo regulamentar – e cinco derrotas.
O recorde de resultados até o momento poderia ser considerado como um bom desempenho para o início do ano, levando em conta uma equipe que foi reformulada na janela de transferências de janeiro. A pressão da torcida, porém, recai sobre o elenco por conta das cinco derrotas, já que todas foram registradas em duelos do Cruzmaltino contra os rivais do Rio de Janeiro, feito que marcou 2022 como somente o segundo ano desde a fundação do Vasco em que o clube se vê derrotado em todos os clássicos disputados em uma temporada.

Quem lidera a tabela elaborada pela página é o Cruzeiro, que se encontra com 70,8% de aproveitamento na temporada atual; também através do campeonato estadual e da Copa do Brasil, a Raposa construiu o melhor aproveitamento entre os 20 clubes através de 11 vitórias, um empate e quatro derrotas em 16 partidas disputadas.
Logo em seguida, o vice-líder CSA ostenta um aproveitamento de 68,4%, adquirido através de três competições – Campeonato Alagoano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em 19 partidas disputadas neste temporada, o Azulão triunfou em 11 ocasiões, empatou em outras seis e se viu derrotado somente em duas oportunidades.
O clube alagoano é seguido de perto pelo Brusque, que se sagrou campeão do Campeonato Catarinense de 2022 no último final de semana. Para adquirir o aproveitamento de 66,6%, o Quadricolor disputou 17 partidas somente no estadual, acumulando nove vitórias, sete empates e uma derrota. Para fechar o G4, quem aparece na quarta colocação é o Grêmio, que também se sagrou campeão do seu estado no último sábado (2); em 16 duelos disputados entre Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil, o Imortal registrou o aproveitamento de 62,5% através de nove vitórias, três empates e quatro derrotas.
Confira a tabela completa abaixo:
1 – Cruzeiro – 70,85
2 – CSA – 68,4%
3 – Brusque – 66,6%
4 – Grêmio – 62,5%
5 – Vasco – 57,7%
6 – Vila Nova – 56,2%
7 – Operário – 54,1%
8 – Sport – 53%
9 – Náutico – 52,3%
10 – Sampaio Corrêa – 51,8%
11 – Ituano – 51,1%
12 – Londrina – 50%
13 – Bahia – 49%
14 – CRB – 48,1%
15 – Chapecoense – 42%
16 – Guarani – 42%
17 – Tombense – 35,4%
18 – Ponte Preta – 23%
19 – Criciúma – 16,6%
20 – Novorizontino – 7%
AGENDA
Agora aguardando somente o início da Série B, o Vasco poderá aproveitar um longo período de descanso e treinamentos até estrear na segunda divisão, diante do Vila Nova, em São Januário, em duelo que está marcado para o dia 8 de abril, às 19h.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.