Técnico traz nomes de confiança para tentar mudar o ambiente em São Januário
Por Alvaro Tallarico
O Vasco está perto de oficializar Fernando Diniz como novo treinador do clube. O acordo está fechado e o contrato será assinado até o fim de 2026, com salário total (incluindo comissão técnica) estimado em R$ 1 milhão mensais. Inicialmente, o treinador havia pedido quase o dobro desse valor, mas recuou em nome de um projeto de longo prazo e metas de desempenho.

O treinador chega acompanhado de três profissionais: Wagner Bertelli, Ricardo Colbachini e Evandro Fornari. Bertelli, que também atua como auxiliar, é considerado o “braço direito” de Diniz.
Wagner Bertelli é um nome conhecido nos bastidores do futebol brasileiro. Preparador físico e auxiliar técnico com vasta experiência, ele iniciou sua carreira no Corinthians em 1985 e acumula quase 40 anos de atuação em grandes clubes do país e no exterior. Passou por Atlético-MG, Sport, Paulista, Botafogo-SP e Audax, além de ter trabalhado na China e no Irã.

Desde 2015, Bertelli tem sido presença constante nas comissões técnicas de Fernando Diniz. A dupla trabalhou junta no Audax, Paraná, São Paulo, Santos, Fluminense, Cruzeiro e Seleção Brasileira. Mais do que um preparador físico tradicional, ele ajuda a aplicar a filosofia de jogo do treinador, com foco em intensidade, posse de bola e movimentação constante.
No Vasco, Bertelli chega com uma missão clara: melhorar o nível de intensidade do elenco, algo que vem sendo apontado como uma das maiores deficiências da equipe. Sua sintonia com Diniz e sua longa trajetória no futebol são vistas como trunfos importantes para mudar o ambiente e a postura do time em campo.
Ricardo Colbachini tem passagens como auxiliar de Abel Braga e foi treinador do Rio Branco-ES em 2025. Apesar de boa organização tática, não conseguiu traduzir isso em vitórias.

Já Evandro Fornari atuou como auxiliar de Tiago Nunes e atualmente estava na Universidad Católica, do Chile. Ambos chegam para reforçar a estrutura de trabalho e colaborar com a metodologia que privilegia posse de bola, movimentação constante e intensidade ofensiva.

A expectativa é que Diniz assuma oficialmente na segunda-feira (12), no CT Moacyr Barbosa. Até lá, Felipe permanece como técnico interino e comanda o time contra o Vitória, neste sábado (10).
“Pode ter certeza que o próximo jogo do Vasco com o Diniz, se realmente acontecer, e vai acontecer, o Diniz vai mudar totalmente o ambiente do Vasco”, cravou Felipe Melo no Seleção SporTV.
Será?
Leia mais
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.