O momento do Vasco é de esperança na luta contra o rebaixamento. No entanto, a história do clube é sem precedentes no futebol mundial e agora uma renomada publicação estrangeira reconhece isso.
Segundo a Four Four Two, o escudo do Gigante da Colina está numa seleta lista dos mais bonitos do mundo. Segundo a revista britânica, há uma referência histórica importante na concepção da imagem:
O clube brasileiro de primeira linha, que leva o nome de um bairro do Rio que por sua vez leva o nome do explorador português do século XV, homenageia o famoso marinheiro com seu lindo brasão. Um escudo preto ostentando um navio com velas brancas, adornadas com a cruz associada ao país ibérico, navega orgulhosamente num mar calmo. É uma imagem poderosa, rica em história, e a FFT adora uma pitada de contexto histórico com nossos brasões.
Veja os 100 escudos escolhidos pela Four Four Two aqui.
Veja também:
História do escudo do Vasco
O símbolo do Vasco atualmente possui um fundo negro cortado por uma faixa branca com uma caravela no centro. Esse fundo negro se refere aos mares não descobertos no Oriente. Já a faixa branca indica o caminho encontrado para as Índias pelo navegador português Vasco da Gama.
Na caravela está o símbolo popularmente reconhecido como Cruz de Malta. Acontece que essa cruz, na verdade, não é uma Cruz de Malta, mas sim uma Cruz Patée, ou Cruz Pátea.
As duas possuem formas bastante distintas, e o mais interessante é que nem a Cruz de Malta nem a Cruz Pátea se referem à história da navegação portuguesa. O símbolo presente nas embarcações que saíam pelos mares para descobrir novos territórios era, na verdade, a Cruz da Ordem de Cristo.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.