Em entrevista ao canal de Futbolaço Podcast no Youtube, o jornalista Lucas Pedrosa explicou como funciona o processo de contratação no futebol brasileiro. Ele destacou a importância da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), e como a 777 Partners – que administra o Vasco – realiza a análise de jogadores e escolhe os melhores atletas para suas equipes.
Pedrosa explicou que antigamente a contratação de jogadores era feita de forma mais simples, com o presidente do clube conversando diretamente com o empresário do jogador e acertando o valor da transferência. Hoje, porém, as coisas são diferentes.
A SAF tem uma participação fundamental no processo de contratação, já que ela realiza uma análise minuciosa de cada atleta, avaliando seu desempenho, histórico de lesões, potencial de revenda, idade, entre outros fatores.
O comentarista destacou que a SAF é uma espécie de “fiadora” dos jogadores. Ou seja, ela se responsabiliza por garantir que o jogador em questão seja uma boa opção para o clube, tanto em termos técnicos quanto financeiros. Para isso, realiza uma análise criteriosa de cada um deles, levando em conta os fatores já citados.
É um processo que demora mais do que os torcedores gostariam, mas necessário para garantir que a contratação seja bem-sucedida. Lucas Pedrosa destacou também a importância que o trabalho de Paulo Bracks, diretor de futebol do Vasco da Gama, tem nesse processo.
Segundo Pedrosa, Bracks é o grande responsável por acelerar o processo de contratação, mas que ele precisa seguir as normas estabelecidas pela SAF e pelo próprio Vasco.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.