Emiliano Díaz adotou um tom conciliador ao comentar a polêmica declaração de seu pai, Ramón Díaz, que afirmou que “o Corinthians é muito maior que o Vasco”. O auxiliar técnico e filho do ex-treinador do clube cruzmaltino tratou de amenizar o impacto das palavras do pai e, com habilidade, deixou a impressão de que não quer queimar pontes com o clube de São Januário.

“A pressão no Corinthians é maior. Fiquei um ano no Vasco, não posso falar mal de lá. Sempre serei grato. Foi graças ao Vasco que pude ir ao Corinthians. Tenho gratidão aos dois”, disse Emiliano em entrevista ao Estadão.

Após as declarações polêmicas de Ramón, que afirmou que “o Corinthians é muito maior que o Vasco”, Emiliano se apressou em desmentir qualquer alinhamento com o pai. Disse que foi tudo mal interpretado e destacou que “pai e filho não pensam da mesma maneira”.
“Não faria essa comparação. Os dois me deram muito na minha carreira. Tive meu nome cantado pela torcida do Vasco. Isso não se esquece”, afirmou com carinho Emiliano Díaz.
Mesmo sem clube no momento, Emiliano revelou que fez duas reuniões com um presidente de um clube brasileiro e que tem propostas para assumir como técnico principal, tanto sozinho quanto ao lado do pai. Ainda que não tenha revelado o nome da equipe, suas palavras mostram que ele já começa a ser visto como um profissional com identidade própria.

“Tenho certeza que vou seguir minha carreira como técnico solo em algum momento. Já saí do Vasco e minha família ficou quase seis meses depois no Rio. Agora estamos todos no Brasil e vamos ficar aqui até que haja alguma novidade de trabalho”
Emiliano sabe o que faz. Ao valorizar o Vasco, agradecer a chance e mostrar maturidade ao se diferenciar do pai, ele deixa aberta a possibilidade de um retorno ao clube. Em tempos de instabilidade cruzmaltina, pode não ser uma possibilidade tão distante.
As declarações reforça uma tentativa evidente de se desvincular da fala de Ramón e, ao mesmo tempo, manter sua imagem positiva com a torcida vascaína.
Apesar da passagem conturbada do pai pelo Vasco, Emiliano foi visto por parte da torcida como mais moderno e próximo dos jogadores. Seu nome, inclusive, já circulou em alguns debates internos como possível futuro treinador.

Ao se posicionar como um profissional independente, Emiliano parece enviar uma mensagem clara: está disposto a seguir seu próprio caminho e, quem sabe, retornar a São Januário em um novo papel — agora como técnico principal.
Por ora, o Vasco negocia com Fernando Diniz para assumir o comando técnico e as coisas estão bem encaminhadas, faltando somente detalhes financeiros para a concretização. No entanto, a forma estratégica com que Emiliano se portou nesta entrevista mostra que, no futebol, portas nunca estão totalmente fechadas. E Emiliano sabe disso.
Leia mais
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.