Uma nova turbulência abala o comando do futebol brasileiro e acende alerta em clubes como o Vasco. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, pode ser retirado do cargo a qualquer momento após nova denúncia de fraude documental envolvendo sua nomeação.

De acordo com apuração da ESPN, uma perícia aponta falsificação da assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente interino da entidade, no documento que teria garantido a permanência de Ednaldo à frente da CBF. A situação ganhou ainda mais gravidade nesta semana, quando a deputada federal Daniela do Waguinho, ex-ministra do Turismo do governo Lula, entrou com um pedido junto ao STF pelo afastamento imediato do dirigente.
A decisão do Supremo Tribunal Federal pode sair a qualquer momento, e o clima nos bastidores é de forte apreensão. Em nota, a entidade não se manifestou até o momento.

Com Ednaldo Rodrigues fora, o que isso pode significar para o Vasco?
O clube cruz-maltino observa de perto os desdobramentos dessa crise. O Vasco tem interesses diretos em possíveis reformulações na entidade, principalmente no que diz respeito à arbitragem e à estrutura de calendário da temporada.

Além disso, um eventual afastamento de Ednaldo pode impactar projetos de fortalecimento institucional dos clubes junto à Confederação Brasileira de Futebole nas relações políticas do presidente vascaíno Pedrinho, que tem buscado maior interlocução com o alto comando do futebol nacional.
Caso se confirme a saída de Ednaldo, novas eleições deverão ser convocadas, e o cenário político pode se reconfigurar com impacto direto na organização do futebol brasileiro — da Seleção aos clubes da Série A.
Leia mais
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.