Conmebol muda regras que afetam o Vasco
Foto: Divulgação Site Oficial CONMEBOL

CONMEBOL toma atitude que vai afetar – E MUITO – o Vasco da Gama; veja as novas regras da entidade!

A estreia do Vasco da Gama na fase de grupos da Sul-Americana acontece hoje, mas uma mudança importante fora de campo promete impactar diretamente o time cruzmaltino — e todos os participantes das competições continentais da CONMEBOL. A entidade anunciou, nesta terça-feira (1º), a adoção imediata de novas regras definidas pela IFAB (International Football Association Board), o órgão responsável por regulamentar o futebol mundial.

Siga o Vascaino.Net no YouTube

Vasco na Copa Sul-Americana
Gigante da Colina luta por título inédito – Foto: Divulgação Conmebol

Qual o seu palpite para a estreia do Vasco contra o Melgar na Copa Sul-Americana?
433 Votos

Mudança na regra dos goleiros pode afetar time do Vasco

A modificação mais drástica recai sobre a regra 12, que trata da conduta dos goleiros. A partir de agora, os arqueiros só poderão segurar a bola por até oito segundos antes da reposição. Caso excedam esse tempo, o time adversário será beneficiado com um escanteio. Para reforçar a medida, o árbitro levantará o braço e fará uma contagem regressiva de cinco segundos quando o tempo estiver prestes a acabar.

Essa mudança pode impactar diretamente o estilo de jogo do Vasco, que utiliza Léo Jardim como peça importante na construção das jogadas e no controle do ritmo da partida. A nova diretriz exigirá mais rapidez e atenção do goleiro vascaíno nas saídas de bola.

Léo Jardim, goleiro do Vasco
Reposição da bola de Léo Jardim vai precisar ser mais rápida – Foto: Matheus Lima/CRVG

Mais disciplina e menos interferência no jogo

Entre as outras regras implementadas pela CONMEBOL, destaca-se a determinação de que apenas o capitão de cada equipe poderá se aproximar do árbitro para questionar decisões — os demais atletas estarão sujeitos a cartão amarelo.

Também houve mudanças no reinício de jogo com bola ao chão, além de ajustes na regra 9, que orienta como o árbitro deve proceder em casos em que membros externos ao jogo — como comissão técnica, reservas ou atletas substituídos — toquem na bola quando ela estiver saindo do campo. Nesse caso, será concedido um tiro livre indireto ao adversário e, se houver interferência antirregulamentar clara, o infrator será advertido com cartão amarelo.

As novas diretrizes passam a valer já nesta rodada da Copa Sul-Americana, o que significa que o Vasco enfrentará o Melgar, no Peru, sob um regulamento que exige mais atenção e disciplina do elenco.

Vasco
Delegação já está no Peru – Foto: Matheus Lima/CRVG