Conheça a história da maior torcida do Vasco que faz 53 anos hoje

força jovem

No dia de hoje, 19 de fevereiro, há exatamente 53 anos atrás, a FORÇA JOVEM foi criada. Ela surgiu a partir de uma arquibancada agitada, em um contexto em que o VASCO não havia sido campeão desde 1958, um cenário semelhante ao de hoje.

Foi nessa arquibancada popular, com a sede de títulos, que a FJV começou a tomar forma. Ela é o resultado das gerações que acompanharam o VASCO nas décadas de 40, 50 e 60. Naquela época, havia uma grande fidelidade aos jogos e laços pessoais que foram sendo construídos.

Os mais antigos da geração EXPRESSO DA VITÓRIA, revoltados com a situação vivida, falavam sobre um VASCO grande no qual todos deveriam acreditar.

Foi nesse ambiente de revolta e esperança que surgiu o maior movimento popular do VASCO DA GAMA, a famosa FORÇA JOVEM DO VASCO. Ela não surgiu como muitos pensam, como uma torcida de bairro; ela surgiu grande, com pessoas de todas as regiões e classes sociais.

A FJV é o somatório de forças da arquibancada do VASCO nos anos 60.

Força Jovem viu nascer a lenda

No ano de sua fundação, o VASCO voltou a ser campeão carioca, mostrando que a FJV era pé-quente e imprescindível. Nos anos seguintes, com uma postura progressista, a torcida começou a cobrar times cada vez mais fortes. Com a pressão popular exercida, os dirigentes formaram times cada vez mais fortes, resultando no primeiro título brasileiro de um time carioca.

Em 1971, um ano após a fundação da FJV, surgiu Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Roberto Dinamite. Ele logo explodiu e se tornou o maior jogador da história do clube, conquistando títulos, batendo recordes e contribuindo direta ou indiretamente com o crescimento da torcida.

Hoje, 53 anos depois, podemos afirmar que ONDE HÁ VASCO, HAVERÁ FORÇA JOVEM. AQUI SE APRENDE A AMAR O VASCO!!!