CBF pode aumentar número de jogadores estrangeiros em campo; veja como decisão pode afetar o Vasco

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que deve providenciar um estudo para ser apresentado em seu Conselho Técnico sobre a ampliação do número de estrangeiros por jogo nas competições nacionais. Esse é um pedido antigo dos clubes brasileiros mas uma análise mais aprofundada sobre a questão tomou forma após um ofício ter sido enviado pelo São Paulo. O clube paulista tem oito jogadores de fora.

O Departamento de Registro e Transferência, junto ao Jurídico da CBF, estão estudando atentamente a proposta. O objetivo é entender como a medida pode melhorar o nível de competitividade do futebol brasileiro com base nos últimos anos e levar a deliberação e votação para os clubes no Conselho Técnico.

Mesmo sem uma data definida, a ideia é que todos os trâmites estejam prontos antes do início do Campeonato Brasileiro 2023.

Medida pode ajudar o Vasco que tem diversos jogadores estrangeiros – Imagem: CazéTV

Sete estrangeiros

Caso se concretize essa decisão, é possível que sejam aumentados de cinco para sete os jogadores a atuarem nas partidas do Campeonato Brasileiro (todas as séries), Copa do Brasil e Supercopa, além da Copa do Nordeste e Copa Verde.

Atualmente, o artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF diz que “os Clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até 5 (cinco) atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, equiparam-se aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos“.

Vasco busca jogadores de fora

Se a medida for aprovada, o Vasco pode se beneficiar já agora. Apesar de ainda não ter um grande número de jogadores estrangeiros – apenas 3 com possibilidade de mais um -, o clube busca no mercado internacional a chance de se reforçar para a temporada.

No elenco cruzmaltino, há o lateral-direito Puma Rodríguez (Uruguai), o meio-campo Matías Galarza (Paraguai), o meia-atacante Lucas Orellano (Argentina) e pode chegar na próxima semana, o zagueiro Manu Capasso (Argentina).